Pedro tem 5 anos, mudou da cidade de Maringá para a cidade de Curitiba faz 5 semanas e, desde que iniciou as atividades escolares na nova escola, ele tem apresentado dificuldade em sair de casa para ir à escola, chora quando os pais o deixa com a professora, não consegue interagir com outros colegas e não realiza as atividades propostas. Chora constantemente em sala de aula e quer a presença da professora o tempo todo ao seu lado.
Elaborado pelo professor, 2017
Diante desse comportamento, assinale a hipótese diagnóstica mais coerente para esse caso:
Alternativa 1:
Transtorno de Conduta.
Alternativa 2:
Transtorno de Ansiedade Social.
Alternativa 3:
Transtorno de Ansiedade Generalizada.
Alternativa 4:
Transtorno de Ansiedade de Separação.
Alternativa 5:
Neste caso não indica transtorno, mas falta de limite.
Respostas
Resposta:
transtorno da ansiedade por separação
Explicação:
pagina 89
No transtorno da ansiedade por separação, observa-se na criança, angústia exagerada quando são separadas dos familiares, isto quando há a presença de apego da
criança pelos entes.
Sobre o comportamento apresentado a hipótese diagnóstico podemos afirmar que Alternativa 4: Transtorno de Ansiedade de Separação.
O caso de Pedro é um caso de transtorno de ansiedade de separação visto que seus sintomas são aprofundados quanto estão fora de caso e longe dos pais, além de querer uma presença constante ao seu lado de modo a ajudar.
Sobre o transtorno de ansiedade de separação
O transtorno de ansiedade de separação é conceituado como um distúrbio em que uma criança pode se apresentar de maneira ansiosa quando separada de seus pais. Durante os períodos de separação as crianças podem apresentar a ansiedade de separação. Alguns sintomas podem ser queixas físicas regulares ou pesadelos. Um das possibilidades de tratamento é o uso de ansiolíticos.
Saiba mais sobre transtorno de ansiedade https://brainly.com.br/tarefa/22561567
Espero ter ajudado.