• Matéria: Administração
  • Autor: alcimarabrazaignersa
  • Perguntado 3 anos atrás

Os vícios de linguagem são palavras ou expressões que costumam causar ambiguidade ou redundância nas construções textuais. Esses desvios da norma culta da língua são, normalmente, provocados por ignorância ou descuido por parte do redator. Como resultado, os vícios de linguagem interferem na interpretação da mensagem e na compreensão da informação divulgada.

Assinale a alternativa que cita corretamente três vícios de linguagem:


A.
Pleonasmo, barbarismo e solecismo.


B.
Metáfora, hipérbole e eufemismo.


C.
Ironia, prosopopeia e pleonasmo.


D.
Sinestesia, gradação e aliteração.


E.
Anáfora, zeugma e antítese.

Respostas

respondido por: welingtonrebuli
1

Resposta:

A. Pleonasmo, barbarismo e solecismo.

Explicação:

Os vícios de linguagem mais comuns incluem: o pleonasmo vicioso, quando há uma repetição desnecessária de uma informação, tornando a frase redundante; o barbarismo, que é o desvio da norma nos níveis de pronúncia, morfologia, semântica ou estrangeirismo; e o solecismo, que é o desvio de sintaxe, podendo ocorrer nos níveis de concordância, regência ou colocação.

Metáfora, hipérbole, eufemismo, ironia, elipse, zeugma, comparação, metonímia, antítese, paradoxo, prosopopeia, pleonasmo, anáfora, sinestesia, gradação, aliteração, polissíndeto, assíndeto e onomatopeia são figuras de linguagem, que se configuram como recursos linguísticos utilizados para tornar as mensagens mais expressivas ou enfáticas, sendo utilizadas para ampliar o significado de uma oração ou suprir lacunas de uma frase com novos sentidos. As figuras de linguagem são mais comumente utilizadas na linguagem literária.​​​​​​​

Perguntas similares