O valor educativo do jogo é enfatizado por vários pensadores ao longo de diferentes períodos da História. Cite 3 momentos explicando as concepções de jogo propostas em cada um deles.
Respostas
Resposta:
HUIZINGA,ARISTÓTELES e SÃO TOMÁS DE AQUINO ,FROEBEL
Explicação:
HUIZINGA – O jogo é uma atividade voluntária, exercida dentro de determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim e m si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência d e ser diferente da “vida cotidiana”
ARISTÓTELES e SÃO TOMÁS DE AQUINO - jogo e trabalho são indissociáveis pela necessidade recíproca. O jogo, portanto, não teria um fim e m si mesmo, seria somente um meio, teria sentido apenas como repositor de forças, relaxamento necessário para que se pudesse voltar à atividade produtiva. Nesta concepção, o jogo aparece como atividade não séria porque não produtiva, a pesar de possuir um valor positivo.
FROEBEL – coloca o jogo como o centro da educação infantil. Trata-se da emergência de um novo paradigma do jogo que, em relação à criança, abandona a noção de frivolidade, de não seriedade e valoriza o jogo como elemento vital. E o jogo, sendo uma maneira da criança se expressar, deve ser estimulado pelo educador.