Resume o Dadaísmo
Dadaísmo
O Dadaismo foi um movimento artístico que surgiu entre 1916 e 1922, em meio à Primeira Guerra Mundial, idealizado por um grupo de artistas refugiados na Suíça e liderado por Tristan Tzara, Hugo Ball e Hans Arp. O principal objetivo desses artistas era contestar o papel da arte até então e propor um
novo começo diante da destruição causada pela guerra. Para isso, usavam a ironia, of humor e o nonsense e menosprezavam a arte tradicional, criando uma postura que eles chamavam de antiartistica. A arte dadaista também valorizava as ideias e o conceito dos artistas, que se relacionaram à visualidade da obra. Portanto, uma obra de arte dadaista poderia ser feita por outra pessoa com a habilidade técnica requerida, desde que sua concepção fosse realizada pelo artista. Assim, qualquer objeto poderia se transformar em arte caso o artista se apropriasse dele e alterasse intencionalmente seu sentido. Esse movimento difundiu-se na Europa e nos Estados Unidos quase simultaneamente. Em Zurique, na Suiça, Hugo Ball e outros artistas fundaram a casa Cabaret Voltaire, em que foi realizada a primeira apresentação dadaista. Em Nova York, Marcel Duchamp, com seus ready--mades, foi um dos principais responsáveis pela disseminação das ideias desse movimento, que também ganhou outras cidades importantes para o desenvolvimento da arte, como Berlim e Paris.
Esse tipo de arte também era uma forma de protesto, um estado de espirito, pois os dadaistas eram contra o sistema capitalista e contra a ideia de que os artistas deveriam criar obras para decorar as casas das pessoas mais abastadas. Por isso, para espalhar suas ideias, faziam poesias, esculturas, pinturas, colagens e escreviam manifestos que iam contra os parâmetros tradicionais da arte. Por exemplo, Hugo Ball (1886-1927), um dos fundadores do movimento dadaista, escreveu um dos manifestos mais famosos c questionou o propósito da arte, que até então, segundo ele, servia apenas para ganhar dinheiro e agradar aos burgueses. Assim como outros manifestos de movimentos artisticos da Europa no início do século XX, o Manifesto Dadá buscava contrapor as ideias do grupo artístico às tradições vigentes na arte. No caso dos dadaistas, somava-se a isso uma severa critica social e um ataque aos costumes burgueses. A seguir, leia um trecho desse manifesto e depois converse sobre suas impressões com os colegas e o professor.
PRIMEIRO MANIFESTO DADÁ
Dadá é uma nova tendência da arte. Você pode afirmar isso pelo fato de que até agora é desconhecido, mas amanhã toda a Zurique vai falar dele. Dadá vem do dicionário. É ridiculamente simples. Em francês quer dizer 'cavalo de pau'. Em alemão significa "Ichau", "não me enche", "até logo'. Em romeno, "sim", "concordo", você está certo", "é isso, e assim por diante. Uma palavra internacional. Apenas uma palavra e uma palavra como movimento. É muito fácil entendê-la. Absurdamente simples. Ao fazer dela uma
Respostas
respondido por:
1
O Dadaísmo, ou simplesmente “Dadá”, foi um movimento artístico pertencente às vanguardas europeias do século XX, cujo lema era: "a destruição também é criação". Foi considerado o movimento propulsor das ideias surrealistas e tinha um caráter ilógico, anti-racionalista e de protesto.
Isso porque, através da ironia, buscava questionar a arte e, sobretudo, seu contexto histórico, com a ocorrência da Primeira Guerra Mundial.
ESPERO TER TE AJUDADO♡
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás