O termo vulnerabilidade tem sido usado em vários estudos epidemiológicos, principalmente focalizado para a perspectiva de risco. MUNÕZ SÁNCHEZ & BERTOLOZZI (2007) demonstraram que o modelo de vulnerabilidade deve ser analisado de acordo com a relação entre a vulnerabilidade individual/social/programática em uma mesma população. Sobre o modelo de vulnerabilidade proposto por esses autores são feitas as seguintes afirmações:
I A vulnerabilidade individual refere-se ao grau e à qualidade da informação que os indivíduos dispõem sobre os problemas de saúde, sua elaboração e aplicação na prática.
II A vulnerabilidade social avalia a obtenção das informações, o acesso aos meios de comunicação, a disponibilidade de recursos cognitivos e materiais, o poder de participar de decisões políticas e em instituições.
III A vulnerabilidade programática consiste na avaliação dos programas para responder ao controle de enfermidades, além do grau e qualidade de compromisso das instituições, dos recursos, da gerência e do monitoramento dos programas nos diferentes níveis de atenção.
IV A determinação social da doença é destacada através do modelo de vulnerabilidade que interliga os aspectos individuais, sociais e programáticos. Assinale a alternativa correta:
A-Apenas a afirmativa IV é falsa.
B-Todas as afirmativas são falsas.
C-Apenas a afirmativa II é verdadeira.
D-Todas as afirmativas são verdadeiras.
E-As afirmativas I, II e III são falsas.
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
B todas as alternativas são verdadeiras
respondido por:
1
Resposta:
TODAS AS AFIRMATIVAS SAO VERDADEIRAS
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás