Os efeitos do reforço no comportamento dependem de muitos fatores, um dos mais importantes é o esquema de reforçamento. Este termo se refere à frequência com que os reforçadores são dados, a quantidade de tempo que decorre entre as oportunidades de reforço e a previsibilidade do reforço. Existem vários esquemas de reforçamento, e cabe ao profissional escolher e utilizá-los de maneira eficiente. Sobre os esquemas de reforçamento e suas devidas funções, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Esquema de reforçamento de intervalo variável (IV). II- Esquema de reforçamento de razão variável (RV). III- Esquema de reforçamento contínuo. IV- Esquema de razão fixa (RF). V- Esquemas de reforçamento de intervalo fixo (IF). ( ) Se refere ao uso contínuo de um comportamento que gera um reforço. Ex.: colocar uma moeda na máquina de refrigerantes. ( ) Não possui vínculo com uma necessidade específica de quantidade de comportamentos, mas é certo que os comportamentos serão reforçados em algum momento. ( ) O vínculo não está na quantidade de comportamentos, mas sim em períodos específicos. ( ) Não possui dependência do tempo em questão, mas estabelece vínculo com a quantidade de comportamentos. ( ) O reforço não está ligado à quantidade de comportamentos apresentados, tem relação com períodos, os quais não se apresentam na mesma taxa. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) II - III - I - V - IV.
B) V - II - I - IV - III.
C) III - II - V - IV - I.
D) III - V - IV - II - I.
Respostas
Resposta:
III - II - V - IV - I
Explicação:
Quanto aos esquemas de reforço, alternativa que apresenta a sequência correta é III - II - V - IV - I (Alternativa C).
Esquemas de reforço
Os reforços podem ser classificados em contínuos ou intermitentes. Nesse sentido, o reforçamento contínuo se trata daquele que ocorre a cada emissão do comportamento, enquanto o reforçamento intermitente se refere àqueles que ocorrem eventualmente.
Sob essa perspectiva, o esquema de reforço pode ter intervalo fixo, razão fixa, intervalo variável ou razão variável.
- Esquema de reforço de intervalo fixo - o reforçador ocorre após um intervalo fixo de tempo;
- Esquema de reforço de intervalo variável - o reforçador ocorre após um intervalo de tempo variável;
- Esquema de reforço de razão fixa - o reforçador ocorre após a emissão de uma determinada quantidade de comportamentos;
- Esquema de reforço de razão variável - o reforçador não necessita de uma quantidade específica de comportamentos, ocorrendo de modo variado, em algum momento.
Sendo assim, associando os itens aos conceitos, temos:
- (III) Se refere ao uso contínuo de um comportamento que gera um reforço. Ex.: colocar uma moeda na máquina de refrigerantes.
- (II) Não possui vínculo com uma necessidade específica de quantidade de comportamentos, mas é certo que os comportamentos serão reforçados em algum momento.
- (V) O vínculo não está na quantidade de comportamentos, mas sim em períodos específicos.
- (IV) Não possui dependência do tempo em questão, mas estabelece vínculo com a quantidade de comportamentos.
- (I) O reforço não está ligado à quantidade de comportamentos apresentados, tem relação com períodos, os quais não se apresentam na mesma taxa.
Conclui-se que a alternativa que apresenta a sequência correta é III - II - V - IV - I (Alternativa C).
Aprenda mais sobre reforço e punição:
https://brainly.com.br/tarefa/7793295
#SPJ2