QUESTÃO 1 Durkheim se distinguiu dos demais positivistas, porque suas ideias transcenderam o nível de reflexão filosófica e passaram a constituir um conjunto sistemático de pressupostos teóricos e metodológicos sobre toda a sociedade. Foi ele quem realmente abandonou a especulação dos positivistas e apresentou a Sociologia como uma ciência rigorosa, centrada na verificação de fatos que poderiam ser observados, mensurados e relacionados mediante dados coletados diretamente pelos cientistas (GIL, 2019, p.19). GIL, A. C. Sociologia geral. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2019. De acordo com as discussões feitas na disciplina e o texto apresentado anteriormente, assinale a alternativa que corresponda com as ideias centrais do autor Émile Durkheim. Alternativas Alternativa 1: Durkheim definiu que o indivíduo deve se basear em três pilares obedecer a uma ordem: conveniência, hábito ou afeição. Alternativa 2: As ações e relações sociais são a essência dos seus estudos, proporcionando que a sociedade tem consciência total das suas ações. Alternativa 3: A sociedade está em constante transformação, ou seja, as instituições sociais não são capazes de atribuir regras para os grupos sociais. Alternativa 4: Durkheim afirma que a consciência de classe e a luta contra o capital se faz necessária para que se tenha uma sociedade justa e igualitária. Alternativa 5: Segundo Émile Durkheim, os indivíduos a todo o momento passam por algum tipo de coerção e que isso é fundamental para organização social.
Respostas
Resposta:
Alternativa 5
Explicação:
Lemos na pagina 51 do livro que é preciso ter regras dentro da sociedade quer queira, quer não. Essas regras são responsáveis pela organização da vida social. Uma forma de coersão.
A coercitividade é uma das características do fato social, que representa o objeto de estudo da Sociologia (alternativa 5).
Alternativa 5: Segundo Émile Durkheim, os indivíduos a todo o momento passam por algum tipo de coerção e que isso é fundamental para organização social.
Na prática, isso quer dizer que o fator cultural (que gera uma obrigação em cada membro do grupo social) pode servir como uma imposição para a realização do fato social. Como exemplo de fato social que é baseado na coercitividade, podemos citar: o vestibulando que raspa a cabeça ao saber que foi aprovado em uma determinada universidade.
São características dos fatos sociais:
- Generalidade (é aplicável a todos os seres humanos)
- Exterioridade (o fato social não pode ser escondido)
- Coercitividade (o fato social é realizado com base no fator cultural)
Aprenda mais sobre o tema ideias de Émile Durkheim em:
https://brainly.com.br/tarefa/1858062
Lute pela realização dos seus sonhos!