As Interpretações Técnicas têm por finalidade esclarecer a aplicação das Normas Brasileiras de Contabilidade, definindo regras e procedimentos a serem aplicados em situações, transações ou atividades específicas, sem alterar a substância dessas normas. A ITG 2000 (R1) está entre as interpretações técnicas, em que os profissionais de contabilidade estão obrigados a aplicar, tendo como objetivo principal de
A)estabelecer critérios e procedimentos a serem adotados pela entidade para a escrituração contábil de seus fatos patrimoniais, por meio de qualquer processo, bem como a guarda e a manutenção da documentação e de arquivos contábeis e a responsabilidade do profissional da contabilidade.
B)definir a base para a apresentação das demonstrações contábeis, para assegurar a comparabilidade tanto com as demonstrações contábeis de períodos anteriores da mesma entidade quanto com as demonstrações contábeis de outras entidades.
C)garantir que as primeiras demonstrações contábeis de uma entidade de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade emitidas pelo IASB, doravante referenciadas como IFRS, e as demonstrações contábeis intermediárias para os períodos parciais cobertos por essas demonstrações contábeis contenham informações de alta qualidade.
D)estabelecer critérios e procedimentos simplificados a serem observados pelas microempresas e empresas de pequeno porte.
E)auxiliar os responsáveis pela elaboração (preparadores) dos relatórios financeiros a desenvolverem políticas contábeis consistentes, quando nenhuma norma se aplica à determinada transação ou outro evento, ou quando a norma permite uma escolha de política contábil.
Respostas
Resposta:
estabelecer critérios e procedimentos a serem adotados pela entidade para a escrituração contábil de seus fatos patrimoniais, por meio de qualquer processo, bem como a guarda e a manutenção da documentação e de arquivos contábeis e a responsabilidade do profissional da contabilidade.
Explicação:
O objetivo da ITG 2000 (R1) é estabelecer critérios e procedimentos a serem adotados pela entidade para a escrituração contábil de seus fatos patrimoniais, por meio de qualquer processo, bem como a guarda e a manutenção da documentação e de arquivos contábeis e a responsabilidade do profissional da contabilidade.
As demais alternativas também são referentes a normas técnicas que precisam ser observadas pela classe contábil, contudo, a ITG 2000 (R1) trata especificamente dos critérios e procedimentos a serem adotados quando da elaboração da escrituração contábil, da guarda e manutenção de documentação e arquivos contábeis e da responsabilidade do profissional contábil, e deve ser adotada por todas as entidades, independentemente de sua natureza jurídica ou do seu porte