Ao observar a queima de uma vela, Paulo verificou que a parafina derretia e elaborou a hipótese de que apenas o pavio atuava como combustível para manter a chama acesa. para verificar essa hipótese ele soprou a chama da vela, apagando-a e rapidamente aproximou um palito de fósforo aceso da fumacinha banca que sai da vela apagada Por meio desse experimento, Paulo terá sua hipótese:
Respostas
Resposta:
Primeiramente precisamos saber que a vela é formada por combustível (a parafina) e o pavio (feito de alguma corda absorvente). O pavio da vela tem que ser de um material absorvente porque o mesmo absorve toda a cera líquida enquanto a vela estiver queimando. Já a cera da parafina tem que ser um hidrocarboneto, pois quando você acende a vela, também aquece a cera que esta envolvendo o pavio, assim ela derrete, parte é absorvido pelo pavio e parte é evaporada. A queima da cera absorvida e evaporada que mantém a vela acesa por tanto tempo.
Então você pode dizer que a vela queima o vapor da cera. Para provar isso, aí vai uma experiência: quando você apaga uma vela, sai àquela fumaça branca do pavio. Pois então, essa fumaça é nada mais nada menos, que o vapor da cera que está se condensando. Se você pegar um fósforo aceso e encostar-se a essa fumaça, uma chama descerá e reacenderá o pavio novamente.
O pavio não queima tão depressa como se estivesse sozinho, porque a cera absorvida por ele resfria-o e não o deixa queimar tão rápido.
Explicação:
wa.me/+5588993768255?text=OIIIIIIII