• Matéria: História
  • Autor: JRCCOUTO
  • Perguntado 3 anos atrás

Documento 2:
Uma contribuição significativa de Hobsbawm está relacionada à tentativa de apreensão de como ocorreu o progresso político da consciência de classe. Nesse aspecto, a obra Os Trabalhadores, especificamente o capítulo intitulado "Os destruidores de máquinas", é de vital pertinência. Nesse estudo, o autor rechaça mais uma vez a ortodoxia marxista que insistia em ver nos protestos de enfrentamento e quebra de máquinas uma rebelião desorganizada, sem liderança e que refletia a ignorância da multidão frente à mecanização inevitável. Hobsbawm (1981, p. 21-22) demonstra que, inversamente à opinião convencional, "é evidente que a luta deles não foi uma simples luta contra o progresso técnico com tal", mas sim uma tentativa coletiva de fazer pressão aos empregadores, trabalhadores extras e furadores de greve, além de garantir a solidariedade essencial.

SOUZA, Rui. História Contemporânea. Maringá/PR: Unicesumar, 2020. P.23.

Com base nos dois documentos acima acerca dos movimentos operários ao longo da Revolução Industrial, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O movimento representado no documento imagético ficou conhecido na História como Ludismo, ou ainda, como os “Destruídores de Máquinas”. Um dos principais movimento trabalhistas do século XIX tendo em vista as suas reivindicações e motivações.

PORQUE

II. Ao contrário do que muito tempo se acreditou, inclusive por autores marxistas, o Ludismo não pode ser reduzido a um simples complô de trabalhadores ignorantes que rejeitavam a revolução e por isso destruíam as máquinas. Trata-se de um movimento organizado que tinha como um de seus objetivos a manutenção dos direitos tradicionais, existentes antes da Revolução Industrial.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Respostas

respondido por: jhonatanfagundes
4

Resposta:

Explicação:

Alternativa Correta I:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

(ver pagina 23 livro)

Perguntas similares