A cartilha Caminho Suave fazia parte dos livros conveniados ao Instituto Nacional do Livro - Mec, o que lhe garantia distribuição gratuita às escolas públicas brasileiras, até meados dos anos 90. Porém, muitos são os autores que criticam e relacionam vários fatores problemáticos que influenciam negativamente no ensino aprendizagem por meio da cartilha. Analise as afirmações a seguir.
Com a nova LDB 9394/96, o Ministério da Educação (MEC) excluiu a Caminho Suave do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), por entender, que o processo de alfabetização, deveria ensinar mais do que apenas decifrar letras e sílabas.
A cartilha Caminho Suave foi distribuída, gratuitamente, pelo Mec, nos anos 90. Esse material não era aprovado pelos professores da época que, utilizavam estratégias próprias de alfabetização. As cartilhas foram pouco utilizadas e não garantiam a alfabetização dos alunos.
O uso das cartilhas nas escolas, limitava o ensino a uma técnica, passando a desconsiderar o que as crianças têm a dizer, tornando-se uma leitura de soletração e memorização, independente da sua história de vida.
Assinale a alternativa correta:
A - II, apenas
B - I e III, apenas
C - I, II e III
D - III, apenas
E - II e III, apenas
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
B. 1, 111
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás