Respostas
Resposta:
São exemplos: protocooperação, comensalismo, inquilinismo, mutualismo.
Explicação:
protocooperação: espécies que independem de si, mas que podem se beneficiar caso agregadas. Exemplo: crocodilo e pássaro-palito.
comensalismo: relação que beneficia um dos lados (o comensal, que se alimenta geralmente de restos alimentares do outro indivíduo), mas sem que haja prejuízo para a outra espécie. Exemplo: rêmora e tubarão.
inquilinismo: relação em que uma espécie (o inquilino) se abriga em outra (o hospedeiro), sendo que a primeira se beneficia e a segunda não sai nem beneficiada nem prejudicada. Exemplo: peixe-palhaço e anêmona-do-mar.
- Nesse ponto, ainda pode-se ressaltar o epifitismo, que trata-se de uma associação entre plantas ou algas, em que uma se refugia na outra sem que haja perdas. Exemplo: orquídeas/bromélias e árvores.
mutualismo: parecido com a protocooperação, mas nesse caso a relação é obrigatória. Portanto, os indivíduos devem estar conectados; do contrário, não sobrevivem. Exemplo: líquen (associação entre, geralmente, algas, que realizam a fotossíntese, e fungos, que absorvem os nutrientes e fornecem proteção.
espero ter ajudado!! S2