• Matéria: Pedagogia
  • Autor: yarastar
  • Perguntado 3 anos atrás

Analise a seguinte situação de uma trabalho de consciência fonológica: A professora Ana fez a leitura do livro Você troca? de Eva Furnari, salientando as rimas entre as palavras, incitando Gabriel, de 6 anos, a identificar as semelhanças sonoras na posição final (última vogal tônica). Em seguida, apresentou a Gabriel cartazes com as imagens do texto e a escrita de palavras-chave em letra imprensa maiúscula e, também, em letra cursiva. A análise se deu por meio da identificação das letras iniciais, finais e das vogais das palavras, mas não se restringiu a isso: a contagem das sílabas e a comparação de palavras quanto ao número de sílabas foi também realizada. Veja a análise de Ana feita com Gabriel:
Ana: Aposto que você não viu uma coisa… O que mudou do TUTU pra TATU?
Gabriel: O U e o A Ana: E aqui, o que mudou do PATO pro RATO? Gabriel: O P e o R. Ana: Olha TATURANA, o que acontece se eu tirar essa parte aqui? (esconde RANA).Gabriel: TATU. Ana: Muito bem! E se eu tirar essa outra parte? (esconde TATUR).Gabriel: ANA. Ana: Vamos ver outra palavra… essa aqui ó CHAPEUZINHO… quero ver se você encontra outras palavras dentro dessa…Gabriel: CHAPÉU! Ana: Isso mesmo! Têm outras, vamos ver…Gabriel: Só CHÁ também dá… (Ana esconde as sílabas para Gabriel visualizar. )Ana: Dá sim, e tem mais uma… bem pequenininha…Gabriel: É PÉ, Ana? Ana: É, encontrou! Que menino esperto!
Vimos nesse caso, que vários conhecimentos são mobilizados por Gabriel nesse momento de reflexão metalinguística, no que se refere ao trabalho de consciência fonológica, é correto afirmar que: I – Os dois primeiros pares de palavras que Ana selecionou para exploração (TUTU-TATU e PATO-RATO) leva à produção de análises fonêmicas, ou seja, a consciência de que a troca de um fonema pode alterar o sentido de uma palavra, produzindo outra totalmente diferente. Tal habilidade envolve o reconhecimento e a manipulação das menores (e complexas) unidades sonoras: os fonemas. II – A proposta de encontrar palavras dentro de TATURANA e de CHAPEUZINHO possibilita colocar em jogo habilidades de consciência silábica, no que se refere ao reconhecimento e à manipulação da constituição das palavras por sílabas. III – A identificação de ANA dentro de TATURANA e de PÉ em CHAPEUZINHO relaciona-se a reflexões metalinguísticas mais sofisticadas, uma vez que pressupõem a decomposição das sílabas originais das palavra sem outras. Em qualquer um dos casos, o exercício de segmentação da cadeia proposto pela psicopedagoga exigiu de Gabriel selecionar sílabas ou conjunto de sílabas que correspondessem a outras palavras. IV – Gabriel mobilizou habilidades de consciência semântica – que diz respeito à reflexão acerca dos significados das palavras – quando solicitado a realizar pareamentos entre sílabas ou conjunto de sílabas e sentido. V – Nessa atividade ocorreu um jogo das (e entre as) palavras, estrategicamente arquitetado por Ana que faz boas intervenções e valoriza uma postura reflexiva e curiosa de Gabriel perante a língua. É correto afirmar que: a) As alternativas I, III, IV e V estão corretas. b) As alternativas I, II, III e V estão corretas. c) As alternativas I, II, III, IV e V estão corretas. d) As alternativas I, II e IV estão corretas. e) As alternativas I, II e III estão corretas.

Respostas

respondido por: papeldepipa
8

Resposta:

I, II, III, IV e V corretas

Explicação:

Perguntas similares