• Matéria: Sociologia
  • Autor: isarm
  • Perguntado 3 anos atrás

O Funcionalismo nasce com o intento de explicar a sociedade, as ações dos indivíduos e coletivas, por meio das causalidades, que se desenvolvem a partir das funções, por isso o nome funcionalismo. Dessa forma, a sociedade é vista por esta teoria como um organismo que é formado por órgãos que se relacionam e possuem funções bastante específicas. Porém, ao realizar abordagens sociológicas da cultura contemporânea utilizando o funcionalismo e pesquisas de mercado, podemos encontrar:
I. ...uma base empírica, ou seja, respostas em que as variáveis tomadas como significativas, ou consideradas significativas, aparecem em uma dada frequência, permitindo explicar os resultados, em face das hipóteses levantadas.
II. Embora o funcionalismo não seja uma corrente teórica muito utilizada, ainda sim se mostra ilimitada, já que não trabalha induzindo ‘padronização de resultados esperados’, mas que correspondem à reiteração de pesquisas já desenvolvidas no campo das pesquisas de mercado.
III. Em outras palavras, era importante explicar as relações funcionais, mas também levar em consideração as relações disfuncionais, além das funções latentes.
IV. A utilização do funcionalismo em pesquisas de comunicação, especialmente da opinião pública, ao mesmo tempo em que favorece o estudo instantâneo (porque o simplifica) traz certo comprometimento aos resultados, uma vez que a análise fica limitada às variáveis escolhidas antes da pesquisa, ou seja, a priori.

Analise as afirmações acima e assinale com “V” para as que forem verdadeiras e “F” para as falsas.
a. F, V, V e F.
b. V, F, F e V.
c. V, F, V e V.
d. F, F, V e V.
e. F, V, V e V.

Respostas

respondido por: rer2509
2

Resposta:c

Explicação: é sobre

Perguntas similares