• Matéria: Filosofia
  • Autor: warleyfds
  • Perguntado 3 anos atrás

"Para Friedrich Max Müller, os deuses nada mais seriam do que a personificação de grandes fenômenos da natureza. Seus pressupostos de partida são: a religião deve começar por um conhecimento sensorial, deve ter origem na experiência concreta; os homens sempre tiveram certa intuição do divino ou uma ideia do infinito (TERRIN, 2003).
Por meio dessas premissas, a conclusão de Müller é que a ideia do infinito, presente no homem, tem sua explicação espontânea nos grandes fenômenos da natureza: a aurora, a noite, a floresta, o sol, o fogo, a terra etc. Os fenômenos da natureza provocam surpresa nos homens e interferem na sua visão de mundo, produzindo certas conclusões que são internalizadas, como a condição de infinito.

FILHO, José Adriano; SOUZA, José Francisco de; GINI, Sergio. Estudos das Religiões. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017, p. 57.

Sobre a teoria do naturalismo ou da mitologia da natureza de Max Müller, podemos afirmar que:

I. Os fenômenos da natureza eram apenas símbolos das divindades, mais tarde eles foram identificados como os próprios deuses.
II. A teoria de Müller se tornou muito frágil, apesar de ter alguns fundamentos, pois no nível filológico não existem os correspondentes que ele havia anunciado entre as
divindades e os fenômenos naturais.
III. A teoria de Müller é a mais importante para o desenvolvimento da Ciência da Religião e a mais aceita hoje entre os pesquisadores do tema.
IV. Segundo Müller, a perda da consciência simbólica dos fenômenos da natureza deu ao ser humano a capacidade de transformar esses acontecimento em ações de divindades, mostrando a integração entre natureza e consciência de Deus.

Sobre as afirmações acima, é correto o que se encontra em:
A) I, III e IV
B) I somente
C) II e IV
D) I, III e IV
E) I e II

Respostas

respondido por: vitorhugocraque
0

Resposta:

alternativa I e II

Explicação:

respondido por: jedaiash
0

Resposta:

Açternativa 5; I e II.

Explicação:

pág. 57 e 58 do livro.

Perguntas similares