Sabemos que em um processo de compra, a pessoa que realiza a compra não necessariamente será a aquela que usará o produto. Isto posto, existem diferentes papéis em um processo de compra, o que envolve um ou vários indivíduos.
A partir da leitura do fragmento acima fica evidente que várias são as situações cotidianas que envolvem o processo de compra. Assim, e considerando os conteúdos estudados no livro da disciplina, analise as afirmativas a seguir sobre os papéis desempenhados pelo consumidor.
I. A filha é a usuária das fraldas, mas outra pessoa é a compradora do pacote de fraldas.
II. Ambos os pais são pagadores e a filha depende de outra pessoa como pagadora.
III. A filha é a eliminadora das fraldas sujas e a mãe é a iniciadora do processo de compra.
IV. Enquanto o pai age como pagante pelas fraldas, a filha age como decisora do processo.
Está correto apenas o que se afirma em:
a.
I e II.
b.
I e IV.
c.
II e III.
d.
II e IV.
e.
II, III e IV.
Respostas
Resposta:
a i e ii
Explicação:
A afirmativa I está correta, pois a filha não tem condições cognitivas e materiais de exercer um papel de consumo, além de ser usuária do produto, ao passo que a compra em si será realizada por outra pessoa. A afirmativa II está correta, pois ambos os pais dividem as despesas da casa, tornando-os pagadores. A filha, por ser cognitivamente habilitada, depende de outra(s) pessoa(s) para atender às suas necessidades. A afirmativa III está incorreta, pois a filha, embora usuária da fralda, não possui autonomia para realizar o descarte do produto utilizado, função que fica a cargo de outra pessoa. A afirmativa IV está incorreta, pois a filha não tem condições cognitivas e materiais para agir como pagante no processo produtivo das fraldas, ainda que acabe por ser a usuária do produto.