“O microambiente é constituído pelos agentes próximos a empresa que afetam sua capacidade de atender seus clientes”. (Kotler, 2007, p. 56).



I. Concorrentes atuais e potenciais: Pode-se afirmar que os concorrentes exercem forte influência na lucratividade, na participação de mercado (Market share) e até mesmo na viabilidade de qualquer organização.

II. Fornecedores: os fornecedores interessam particularmente ao marketing por interferirem na proposta de valor que a organização pretende desenvolver para os seus cientes, seja do ponto de vista técnico, de produção e logística, seja nas atividades de custeio e na precificação de produtos, considerando diferentes níveis de serviços. Como se sabe, a gestão de fornecedores exige grande habilidade de negociação. A questão, para o marketing, é identificar as condições existentes na organização vis-à-vis as dos principais concorrentes.

III. Intermediários: os intermediários de marketing são os atacadistas, distribuidores e varejistas, que representam os canais de distribuição. As atividades dos intermediários destinam-se a fazer chegar às mãos dos clientes uma vasta gama de produtos e serviços produzidos pelos fabricantes. Entre os intermediários incluem-se organizações transportadoras ou de telecomunicações; serviços, tais como bancos, seguradoras e agencias de publicidade; o comercio varejista, representando por lojas tradicionais e virtuais etc. todos eles têm importante papel na competitividade e lucratividade das organizações, razão pela qual devem ser objeto de constante avaliação por parte dos profissionais de marketing.

IV. Entidades privadas e públicas: A opinião publica pode afetar positiva ou negativamente a competitividade de uma organização, caso esta adote ou não prática ética e socialmente responsáveis. Tal pressão se exerce através de associações ou organizações não-governamentais (ONGs). Essas entidades privadas e publicas têm alertado a opinião publica para vários questões, tais como utilização de mão-de-obra infantil nas atividades organizacionais; propaganda enganosa (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitaria – Conar); proteção aos direitos dos consumidores (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon); segurança no trabalho; proteção ambiental; utilização de matérias-primas biodegradáveis etc.



Assinale a alternativa que contêm as afirmativas que são agentes que definem o microambiente.



a.
Apenas I e II estão corretas


b.
Todas estão corretas



c.
Apenas I, II e IV estão corretas


d.
Apenas II, III e IV estão corretas


e.
Apenas I e II e III estão corretas

Respostas

respondido por: francycostasilva
3

Resposta:

b

Explicação:

ttodawtodas todas

respondido por: binabnu
1

Resposta:

Todas estão corretas.

Explicação:

Prova corrigida.

Perguntas similares