Uma das primeiras universidades surgiu na Itália, em Bolonha, em meio a escolas episcopais e particula(ENADE 2015) Hoje, o conceito de inclusão digital está intimamente ligado ao de inclusão social. Nesse sentido, o computador é uma ferramenta de construção e aprimoramento de conhecimento que permite acesso à educação e ao trabalho, desenvolvimento pessoal e melhor qualidade de vida.
FERREIRA, J. R. et aI. Inclusão Digital. In: BRASIL. O Futuro da Indústria de Software: a perspectiva do Brasil. Brasília: MDIC/STI, 2004 (adaptado).
Diante do cenário high tech (de alta tecnologia), a inclusão digital faz-se necessária para todos. As situações rotineiras geradas pelo avanço tecnológico produzem fascínio, admiração, euforia e curiosidade em alguns, mas, em outros, provocam sentimento de impotência, ansiedade, medo e insegurança. Algumas pessoas ainda olham para a tecnologia como um mundo complicado e desconhecido. No entanto, conhecer as características da tecnologia e sua linguagem digital é importante para a inclusão na sociedade globalizada. Nesse contexto, políticas públicas de inclusão digital devem ser norteadas por objetivos que incluam:
I. A inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.
II.O domínio de ferramentas de robótica e de automação.
III. A melhoria e a facilitação de tarefas cotidianas das pessoas.
IV. A difusão do conhecimento tecnológico.res. A universidade de Bolonha foi criada em:

Respostas

respondido por: geisielealves46
0

REPOS; I, III e IV.
A inclusão digital não tem como objetivo o mero domínio das ferramentas tecnológicas; assim, a inclusão digital é realizada para que o indivíduo possa se inserir no mercado de trabalho, para que ele possa melhorar a sua vida e para que ele possa difundir – e também gerar – conhecimento tecnológico.
Perguntas similares