• Matéria: História
  • Autor: warleyfds
  • Perguntado 3 anos atrás

“Etimologicamente, a palavra “rito” vem do latim ritus, que significa “ordem prescrita” ou “ordem estabelecida”. No grego, esse termo está ligado a artýs ou artus, que também significa “prescrição”. A raiz ar — mais antiga e original, “modo de ser, disposição organizada e harmônica das partes no todo” —, encontra-se na palavra rta, do sânscrito védico, cujo significado remete a uma força de ordem cósmica, mental e de relação das pessoas entre si, e em arta (arte), do iraniano, que dá ideia de “harmonia restauradora”. A etimologia do termo “rito” indica que há uma ideia de ordem, organização, estabilidade e restauração em seu significado”.

FILHO, José Adriano; SOUZA, José Francisco de; GINI, Sergio. Estudos das Religiões. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017. p. 164

Leias as asserções abaixo e as relacione:

O rito coloca ordem, classifica, estabelece as prioridades, dá sentido do que é importante e do que é secundário, permite viver num mundo organizado e não caótico, permite se sentir em casa num mundo que, do contrário, apresentar-se-ia a nós como hostil, violento e impossível.
Porque
As mudanças que ocorrem no rito são introduzidas com extrema prudência, “a repetição é dada na própria essência do rito”.

Sobre essas duas afirmações, dizemos que:
I. A primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda tem uma razão falsa.
II. As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
III. As duas são verdadeiras, mas a segunda não é a razão da primeira.
IV. As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
V. A primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.

Respostas

respondido por: vitorhugocraque
4

Resposta:

alternativa C ( as 2 são verdadeira mas a segunda não é a razão da primeira)

Explicação:

Perguntas similares