TRABALHO DE PORTUGUÊS
ME AJUDA URGENTEEEEEEEEEEEEE
- Trovadorismo: O que foi:
- Tipos de canções: São 4
1 de cada
- Principais autores
- As críticas
Respostas
Resposta:
Trovadorismo.
O Trovadorismo é um movimento literário medieval que tem representações principalmente nas regiões onde hoje estão localizados a França, a Espanha e Portugal. As produções literárias do Trovadorismo são chamadas de cantigas.
Conceito
O termo Trovadorismo faz referência à palavra trovador, que pode ser definido como o cantor e compositor das cantigas. Essas, por sua vez, eram as principais atividades literárias da Península Ibérica. Normalmente, as cantigas eram cantadas e acompanhadas por instrumentos musicais – em uma clara herança da poesia lírica grega.
Contexto
O Trovadorismo teve suas primeiras manifestações por volta do século XI e XII, em um período da Idade Média em que os países que conhecemos hoje estavam em formação. O modelo social vigente era o Feudalismo, e a principal força político-religiosa da época era a Igreja Católica.
Além disso, especificamente na macrorregião que abarca França, Espanha e Portugal, a presença de menestréis – poetas e músicos itinerantes –, assim como casamentos e outras relações políticas entre os reinos citados, produziu um intenso intercâmbio cultural na região que culminou na proliferação do Trovadorismo.
São inúmeros os autores do Trovadorismo cujas obras foram resgatadas por pesquisadores em todo o mundo. Portanto, vamos citar apenas alguns nomes mais conhecidos:
- Arnaut Daniel, francês, século XI;
- Bernart de Ventadorn, francês, 1130-1200;
- Dom Afonso X, espanhol, 1221-1284;
- Dom Dinis, português, 1261-1325;
- Fernão Rodrigues de Calheiros, português, século XIII;
- Guilhem de Peitieu, francês, 1071-1126;
- João Garcia de Guilhade, português, século XIII;
- Martim Codax, galego, século XIII;
- Nuno Fernandes Torneol, galego, século XIII;
- Paio Gomes Charinho, galego, século XIII;
- Paio Soares de Taveirós, galego, século XIII;
- Pero Gonçalves Portocarreiro, português, século XIII;
- Raimbaut d’Aurenga, francês, 1147-1173.
As críticas:
As Criticas eram feitas de maneira direta.
As cantigas de maldizer, diferente das cantigas de escárnio, eram escritas de maneira direta e as vezes agressivas. Palavrões e nome de pessoas eram citados pelos trovadores, em alguns casos.
Explicação:
Os tipos de cantigas estão nas fotos.
Espero ter ajudado. Bons estudos.