O barroco brasileiro apresenta diferentes características regionais, fator observado no estudo e na análise das obras dos renomados artistas e arquitetos barrocos como Mestre Valentim, Manoel da Costa Ataíde, Antônio Francisco Lisboa conseguiram em seus trabalhos inserir características autorais em seus trabalhos e projetos. O Barroco do sudeste apresenta, nas artes visuais e na arquitetura, algumas características em comum em diferentes estados brasileiros sendo elas:
I. Pintura sobre madeira: em muitas igrejas barrocas do Brasil, a pintura foi feita diretamente sobre a talha.
II. Azulejaria: a técnica da pintura sobre azuleijos foi herdada da tradição portuguesa. Azulejos cerâmicos eram manualmente pintados com cenas religiosas ou adornados com arabescos, florais ou composições geométricas e simétricas, constituindo a parte de acabamento dos templos católicos, prédios públicos e casas das famílias mais abastadas.
III. Os objetos são confeccionados em dourado e prateado, utilizados para enaltecer a fé cristã.
IV. Caráter moralizante, direcionado para as passagens bíblicas e vidas dos mártires, no sentido de complemento à catequização e aos ritos católicos.
V. Os arquitetos, pintores e escultores tinham o objetivo de transformar as igrejas em espaços cênicos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III, apenas.
Alternativa 2:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 3:
I, II e V, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
II, III e V, apenas.
Respostas
Resposta:
Alternativa 2: I, II e IV, apenas.
Explicação:
Apesar de bastante diversificado, o Barroco do Sudeste apresenta, nas artes visuais e na arquitetura, algumas características
partilhadas com a produção em diferentes estados brasileiros:
■ Aspecto de narrativa religiosa.
■ Caráter moralizante, direcionado para as passagens
bíblicas e vidas dos mártires, no sentido de complemento à catequização e aos ritos católicos.
■ Pintura sobre madeira: em muitas igrejas barrocas
do Brasil, a pintura foi feita diretamente sobre a talha.
■ Influência da Igreja Católica e seus fiéis como os principais patrocinadores das artes.
■ Azulejaria: a técnica da pintura sobre azulejos foi
herdada da tradição portuguesa. Azulejos cerâmicos
eram manualmente pintados com cenas religiosas ou
adornados com arabescos, florais ou composições
geométricas e simétricas, constituindo a parte de
acabamento dos templos católicos, prédios públicos
e casas das famílias mais abastadas.
■ Estatuária com técnicas mistas: as estátuas e esculturas geralmente eram
feitas em madeira, porém recebiam douramentos (a inserção de camadas
e fragmentos de ouro puro) ou o acréscimo de pedras preciosas. Vale
lembrar que estes minérios e pedras eram todos brasileiros.