Um país pode impor barreiras diretas ao comércio internacional por meio de tarifas de importação. Além das tarifas, existem outros meios para tentar barrar ou diminuir o fluxo de importação de determinadas importações. No comércio exterior, elas são conhecidas como barreiras não tarifárias, ou seja, são barreiras que não impactam o custo direto da importação. Estas barreiras são impostas por meio de condicionais de certificações de quotas, de qualidade, de segurança ambiental, de segurança alimentar, de segurança à saúde, entre outras.Considerando o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A) Barreira sanitária, barreira ecológica e barreira qualidade.
B) Barreira da qualidade, barreira fiscal, barreira produtividade.
C) Barreira social, barreira sanitária e barreira qualidade.
D) Barreira qualidade, barreira do concorrente e barreira ecológia.
Respostas
Resposta:
A) Barreira sanitária, barreira ecológica e barreira qualidade.
Explicação:
Barreira sanitária: Por meio desta barreira, os países buscam manter sob controle ameaças de cunho sanitário. Se um país achar que existe ameaça, por parte de algum produto, contra a saúde de sua população, este país simplesmente pode proibir a importação até conferir que não seja prejudicial.
Barreira ecológica: Hoje, muitos produtos cormecializados internacionalmente estão apresentando a necessidade de possuir certificados ecológicos, para garantir que seus processos produtivos tenham o menor impacto ambiental possível.
Barreira qualidade: Para alguns produtos, especialmente alimentares, os países podem exigir certificadas que avaliem processos produtivos, visando cumprir padrões de qualidade.