1 Dos países que formam os BRICS, qual apresentou maior crescimento econômico entre os anos de 2010 a 2016? Justifique.
2 Dois dos países que compõem os BRICS tiveram crescimento econômico negati- vo em alguns dos anos de 2010. a) Quais foram esses países? b) Qual foi a causa desse crescimento negativo?
3 Apresentar o PIB elevado é suficiente para manter o bem-estar da população de um país?
4 Aponte a relação entre Revolução Técnico-Científico-Informacional e a produção e a produtividade de mercadorias serviços.
5 Explique o que é balança comercial. é
6 Cite dois fatores locacionais tradicio- nais e dois surgidos após a Revolução Técnico-Científico-Informacional.
Respostas
Resposta:
1) Entre os BRICS, o país que apresentou as maiores taxas de crescimento nos últimos anos foi a China, seguida pela Índia.
2a) Os países do grupo dos BRICS que sofreram com o crescimento econômico negativo em 2010 foram Rússia e Brasil.
b) O Crescimento negativo desses países esteve associado ao fato queda dos preços do petróleo e do gás natural, além do fato do Brasil passar por uma crise política interna.
3) Não, o PIB elevado não é suficiente para manter o bem - estar de uma população visto que esse é apenas um índice econômico e o bem estar social depende de diversos outros fatores além do PIB , como exemplo, temos a china que possui um dos maiores PIBs do planeta e sua população está longe de um bem- estar social geral, visto que o país ainda apresenta diversas áreas de extrema pobreza e miséria.
4) A Revolução Técnico-Científico-Informacional ou Terceira Revolução Industrial entrou em vigor na segunda metade do século XX
5) O conceito de balança comercial faz referência à diferença entre as exportações e as importações por parte de um país em um dado período. É um importante indicador para a análise econômica e serve de parâmetro de comparação entre diferentes nações.
6) Resolução: Tradicionais: proximidade de fontes de matérias-primas, energia, meios de transporte, mercado consumidor etc. Após a Revolução Técnico-Científico- Informacional: mão de obra barata, incentivos fiscais, centros de pesquisa e desenvolvimento etc.
Explicação: Boa Sorte na sua caminha!