O Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados relacionais (SGBD), desde a sua criação em 1970, tem tido forte sucesso na Tecnologia de Informação. Conforme Elmasri e Navathe (2011), o sucesso destes SGBDs deve-se a uma linguagem que oferece uma interface de linguagem declarativa de nível mais alto na qual o usuário apenas especifica qual deve ser o resultado esperado, deixando a otimização e as decisões sobre como executar a consulta para o SGBD. ELMASRI, R. ; NAVATHE, S. Sistemas de banco de dados. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2011. A linguagem a que se refere os comentários de Elmasri e Navathe (2011) é a:
Respostas
Os comentários de Elmasri e Navathe (2011) se referem à linguagem SQL.
Linguagem SQL
A Linguagem SQL, também chamada de Structured Query Language ou Linguagem de Consulta Estruturada, corresponde a uma tipologia de linguagem de programação de caráter de pesquisa declarativa padrão utilizada em bancos de dados relacionais.
A base da linguagem SQL é a álgebra relacional. E os principais bancos de dados em que a mesma é utilizada são os seguintes: Oracle, MySQL, MariaDB, PostgreSQL, Microsoft SQL Server.
Sendo que se caracteriza por possibilitar o sucesso do Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados relacionais (SGBD).
Saiba mais sobre linguagem SQL em: https://brainly.com.br/tarefa/23513103
#SPJ1
Resposta:
SQL
Explicação:
De fato, o SQL é a linguagem bastante empregada em SGBDs e usada para expressar e declarar o que se deseja, deixando para o SGBD a tarefa de processamento. Isso torna seu uso bastante prático.