Respostas
Explicação:
Os principais fatores responsáveis pelo início do Neocolonialismo, também conhecido como Imperialismo, foi a necessidade apontada pelas nações europeias de encontrarem em outras terras mercado consumidor, mão de obra barata e matéria prima. Tudo isso impulsionado pelas Revoluções Industriais que a cada dia mais demandavam produtividade e novas fontes de captação de recursos de todas as espécies.
A Revolução Industrial criou novas necessidades econômicas, como o controle e uso de recursos que eram, até então, inúteis, como o carvão e o petróleo, de modo que foi necessário controlar mais territórios - uma das consequências do desenvolvimento do capitalismo foi justamente o fortalecimento do setor industrial nestes países.
As disputas de caráter nacionalista, por sua vez, fizeram com que os países industrializados (Inglaterra, França e Alemanha, em especial) vissem uns aos outros como "ameaças existenciais", de modo que precisavam controlar mais territórios para garantir a produção industrial capaz de, na ocasião de uma guerra, defender-se.
Já o "racismo científico", uma pseudociência do século XIX, serviu como justificativa para explorar e tratar de maneira desumana os africanos e asiáticos, vistos como "inferiores", de modo que seus territórios foram usados como "quintal" pelas nações industrializadas europeias.