2. Relacione as personagens do conto lido, sobre OS meninos е comente as fale características físicas de Ana Cusiódio
AJUDA AI PO NAMORAL
Respostas
Um escritor pode apresentar o personagem principal de uma história escrevendo que ele é alto, pai de dois filhos, trabalha em uma fábrica, mora no subúrbio, gosta de música e tem a mania de estalar os dedos.
No entanto, por mais que muitas linhas sejam dedicadas à descrição do sujeito, cada leitor há de imaginar mais características com base nessas informações e em outras registradas no texto. Com isso, ele poderá completar o personagem da trama. No caso do trabalhador da fábrica citado acima, uma pessoa pode inferir com base no texto que é um homem barbado e rústico, enquanto outra pode pensar em um moço tímido.
Ir mais a fundo e usar o contexto em prol da imaginação é um comportamento que precisa ser ensinado na escola. Esse enfoque é constante nas atividades planejadas pela professora Eliza de Almeida para trabalhar com os alunos do 9º ano da EE São João Batista, em Oliveira, a 159 quilômetros de Belo Horizonte. Muitos deles moram na zona rural e têm pouco acesso a livros. "Procuro variar as propostas para que todos adquiram o hábito de ler, compreendam o que está escrito e tenham prazer em conhecer novas histórias e refletir sobre o que elas contam", ela explica.
Eliza sempre organiza momentos em que lê em voz alta para os jovens e outros para que eles leiam individualmente e prevê discussões coletivas sobre os personagens e os demais elementos da narrativa (tempo, espaço e foco narrativo).
Em uma aula, a turma leu e analisou Tentação, de Clarice Lispector (1920-1977), publicado em A Legião Estrangeira (104 págs., Ed. Rocco, tel. 21/3525-2000, 21 reais). Todos puderam apresentar suas ideias. Houve quem sugerisse que a menina soluçava porque tinha chorado muito. Um estudante, porém, disse que "ela apenas estava com soluço", o que também faz sentido. Sobre o trecho "Numa terra de morenos, ser ruivo era uma revolta involuntária", a maioria, que disse não conhecer pessoas ruivas, concluiu que a intenção da escritora era mostrar como é difícil ser diferente, fora do padrão.
Como é possível notar, variadas interpretações conferem tons distintos ao personagem e ao desenrolar da trama. Por isso, a troca de ideias é valiosa: comprova que o mesmo texto pode ser lido de múltiplas maneiras. Você deve ajudar os jovens a desenvolver a habilidade de identificar as características explícitas no texto e ir além da descrição canônica.