• Matéria: Pedagogia
  • Autor: sidneiprojetosmec
  • Perguntado 3 anos atrás

9 – Sobre estratégias de leitura, analise as afirmações a seguir:

I - A leitura em voz alta é uma boa estratégia de leitura, porém tem sido encarada apenas como decodificação, atividade composta de automatismos que em nada modificam a visão de mundo do aluno e, como atividade proposta, exige apenas que o aluno responda a perguntas sobre informações já expressas no texto.
II - Ativar conhecimentos prévios, diante de uma informação escrita é uma estratégia de leitura que deve começar antes da leitura da história, quando o professor procura saber o que o aluno sabe sobre aquele tema e o incentiva a buscar mais informações sobre ele.
III – Ler a metade da história e incentivar o aluno a levantar hipóteses sobre o que ele pensa que acontecerá, faz com que o aluno não perca o foco do que está lendo/ouvindo; ao reiniciar a leitura da segunda metade do texto, vai confirmando ou rejeitando suas hipóteses iniciais, tornando esse momento muito atrativo para todos que compartilharam as hipóteses.
IV - Atender os objetivos do aluno na escolha da história a ser lida seria uma importante estratégia de leitura, mas em uma turma nem todos têm o mesmo interesse, o que inviabiliza esse processo, sobretudo quando se sabe que as atividades que serão aplicadas a partir desse texto constituem o momento mais importante para a aprendizagem.
Está correto apenas o que se afirma em:
a) I, II e III
b) II, III e IV
c) II , III
d) I, II, III e IV

Respostas

respondido por: viniciusrm19
0

Estratégias de leitura revelam-se como mecanismos eficientes que podem tanto aumentar o interesse dos alunos, quanto aperfeiçoar sua capacidade de leitura, resultando em melhores resultados cognitivos e críticos d) I, II, III e IV.

Estratégias de Leitura

A leitura em voz em alta representa uma excelente estratégia, mas deve ser realizada com cuidado, para que não caia em automatismos ou repetições.

O entendimento de conhecimentos prévios deve ser realizado pelos educadores, a fim de gerar um diagnóstico inicial. A leitura de metade das histórias também é eficiente para incentivar o aluno a criar hipóteses, assim como atender aos objetivos dos alunos também mostra-se eficiente, mas de forma comedida, já que os interesses são diversos.

Mais sobre estratégias de leitura: brainly.com.br/tarefa/29119934

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares