• Matéria: Biologia
  • Autor: victoriasilvas51
  • Perguntado 3 anos atrás

Alguém pode me ajudar com essas atividades ainda hoje 21:00 até 23:00 e urgente eu não tenho muito tempo essas atividades e pra amanhã mandar com atencedencia

Anexos:

HELLEN14324234234324: oi, trabalho com provas e trabalhos, se precisar, me chama.

wa.me/+5588992941756?text=ola

Respostas

respondido por: yasminldiniz19
1

Resposta:

Eae

1. Existe dois tipos de fermentação: Láctica e Alcoólica.

As características deles são:

  • Fermentação Láctica: Realizada por algumas bactérias (como os lactobacilos) e por outros microrganismo, a fermentação láctica é o processo de quebra de glicose que resulta na produção de ácido lático (C3 H6 O3).

  • Fermentação Alcoólica: Realizada principalmente por leveduras (fungos unicelulares), a fermentação alcoólica é o processo de quebra  de glicose que tem como resultado a produção do gás carbônico (CO2) e o álcool etílico (C2 H5 OH), também conhecido popularmente como etanol.

2.

O processo de fermentação inicia-se com a degradação da molécula de glicose, constituída por seis carbonos, em duas moléculas contendo três carbonos cada uma, denominadas piruvatos. Esse processo é conhecido como glicólise, ocorre no citosol das células e consiste em 10 reações que ocorrem em duas etapas.

Na primeira etapa, ocorre a fosforilação da glicose, que, ao receber fosfato proveniente de duas moléculas de ATP, torna-se quimicamente ativa. Nessa fase há, então, gasto de energia. Na segunda etapa, ocorre a oxidação da glicose, sendo o agente oxidante o  NAD+ (dinucleotídio nicotinamida e adenina), que será reduzido em NADH. A energia liberada nesse processo é utilizada para a produção de quatro moléculas de ATP. Como foram gastos dois ATP na primeira etapa, a glicólise apresenta um saldo energético final de dois ATP.

O piruvato permanece no citosol, recebe os elétrons do NADH e é convertido em lactato ou etanol e dióxido de carbono, dependendo do organismo que estiver realizando esse processo. Nele, o NAD+ é então reciclado e poderá ser utilizado novamente na glicólise.

3.

(Então... ai ai ai)

A fermentação é importante para os seres vivos por que gera energia para a realização de atividades vitais. Todos os organismos vivos retiram energia de moléculas orgânicas, seja açucares, aminoácidos ou ácidos. A fermentação tem um papel fundamental nisso, pois garante a manutenção da energia necessária para a vida.  A fermentação, também é um processo utilizado há milhares de anos pelo ser humano. Mesmo antes da compreensão de como ele ocorria, já era utilizado para a fabricação de bebidas, como vinho e cerveja, e alimentos, como o pão.

Atualmente a fermentação ainda é utilizada na produção de alimentos, podemos destacar, por exemplo, a utilização da fermentação láctica, na produção de iogurtes e queijos, e a fermentação alcoólica, na fabricação de vinhos, cervejas e pães. A fabricação do vinagre ocorre pela conversão de etanol em ácido acético e é conhecida como fermentação acética. Além disso, a fermentação é utilizada também na fabricação de medicamentos, como antibióticos, entre outros produtos, como etanol (combustível), acetona e butanol (solventes).

 

Espero ter ajudado :)


yasminldiniz19: Opa não tinha visto o resto mas vou tentar responder aqui:
Conceitos básicos:
✦ Procarionte: são formadas por citoplasma, ribossomos e material genético, e possuem apenas a membrana plasmática, com ausência da carioteca que divide o núcleo celular
✦Eucarionte: são aquelas que apresentam um núcleo delimitado por um envoltório nuclear. Nesse tipo celular, o material genético não está espalhado pelo citoplasma, como nas células procariontes, mas, sim, restritos à região do núcleo.
yasminldiniz19: ✦ Autotróficos: conseguem produzir seu alimento a partir de substâncias inorgânicas, não necessitando, portanto, de ingerir nenhum ser vivo. ✦Heterótrofos: eles não têm a capacidade de sintetizar seu próprio alimento. Então para sobreviver, esses seres se alimentam de outros organismos, como animais e plantas. Também chamados de consumidores, os heterótrofos são incapazes de transformar material inorgânico em orgânico.
victoriasilvas51: Obrigada por me ajudar
Perguntas similares