2. Pedro, desde muito pequeno, tem repulsa de insetos. Quando via uma barata, mosca ou aranha, sentia seu coração batendo muito acelerado e congelava. Aos 25 anos, recebeu uma oferta de emprego irrecusável para trabalhar numa empresa de sanitização e controle de pragas. Nos primeiros dias de trabalho, sentiu-se tão nervoso que vomitou algumas vezes, apresentou tontura e dores musculares. Atualmente, depois de seis meses trabalhando ao lado de baratas, moscas, larvas e aranhas, sente um desconforto que julga ser controlável e não congela diante de um inseto como antes. A história apresentada acima retrata o fenômeno de:
Respostas
Resposta:
reforço positivo ou habituação
Explicação:
Pedro ficou habituado a medida em que ia reforçando sua capacidade de se manter forte diante desses insetos. Por isso os fenômenos são chamados de: Habituação ou reforço.
Habituação e reforço
Dentro da psicologia há dois processos da mente humana chamados respectivamente: Habituação e reforço. O reforço pode ser considerado positivo ou negativo, o positivo geralmente está ligado a uma resposta que damos a um determinado evento. Como por exemplo quando não gostamos muito de algo (Uma agulha), mas que de tanto sermos expostos a ela, passamos a sentir menos medo.
Isso acontece porque a medida em que somos expostos ao que não somos acostumados, nossa mente tende a se habituar com aquilo e então reforça a nossa capacidade de nos mantermos menos desconfortáveis com o que antes nos dava medo.
Para saber mais sobre habituação e reforço, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/46359553?referrer=searchResults
#SPJ2