Respostas
Resposta:
Com os tempos modernos, a revolução industrial e o modelo capitalista (que busca o lucro) precisavam de mais trabalhadores. Acontece que, antigamente, para a igreja, trabalhar era algo mau visto, e acumular dinheiro também. O capitalismo incentivava justamente o contrário (acumular dinheiro)
então, para a igreja não perder sua influência, ela começou a valorizar o trabalho, dizer que era algo bom e que levaria à salvação.
além disso, houve uma ruptura entre Igreja e Estado, porque antes era a igreja que mandava em tudo, e durante a idade moderna, esse laço foi aos poucos quebrando.
A transição da Idade Média para a Idade Moderna foi marcada por inúmeras mudanças na Europa: o comércio se intensificou, as cidades se desenvolveram, a burguesia se tornou um grupo social muito poderoso, enquanto a nobreza e o clero perderam prestígio. E, como não poderia deixar de ser, tais mudanças trouxeram novas formas de viver e de pensar o mundo, o que resultou num amplo movimento artístico e científico chamado de Renascimento.