- 01 - O que Nascimento, personagem principal dessa história, tem de diferente dos outro amigos? 02 - Afinal, o que você acha que Nascimento chamava de piriris? 03 – Você acha que Nascimento está tentando reformar o mundo? 04 - Qual o resultado do procedimento da personagem? - - 05 - Suponha que o garçom e os amigos de Nascimento aprendessem com ele o si das palavras piriris e flunfa. E depois começassem a usá-las no trabalho, com outro amigos, com os familiares, etc. a) O que aconteceria com essas palavras? b) Então, conclua: As regras que a língua segue podem mudar? da personagxem? Cartum: Joel está aprendendo a soletra
Respostas
O protagonista Nascimento, da história "Botecos" de Luís Fernando Veríssimo se distoa de seus amigos pelo fato de que possui um vocabulário próprio, com palavras como "Piriris" e "Flunfa" e espera que todos entendam o que elas significam.
O texto "Botecos"
O texto "Botecos" de Luís Fernando Veríssimo traz o diálogo entre um garçom e Nascimento, que ao pedir por "Piriris" se irrita por ninguém saber do que se trata, ao mesmo tempo que não se dispõe a explicar o que seria.
2) Resposta pessoal. Por estarem em um bar e Nascimento se revoltar quando o garçom diz que não tem, entende-se que se trata de comida de boteco. Há também a possibilidade dele ter acertado ao trazer azeitonas, salame e queijo e a reclamação de Nascimento ter sido pela apresentação ou quantidade, já que ele nunca explica o que de fato ser "Piriris".
3) Resposta pessoal. De certa forma, Nascimento estava quebrando as regras da linguagem como conhecemos e introduzindo novas expressões. Logo, é uma forma de reformar o mundo.
4) Ao não ser entendido, se irritar e não fazer questão de explicar o que está tentando dizer ele acaba se indispondo com os amigos e com as pessoas que estão ao redor, assim como com o garçom. Dessa forma, ele cria um clima desagradável e atrapalha o momento de lazer dele e dos amigos.
5) a) Ao serem utilizadas com frequência, seriam aprendidas por mais e mais pessoas e dessa forma entrariam na linguagem do dia-a-dia, se tornando expressões normais e não causando mais estranheza.
b) Sim! A linguagem pode mudar e está em constante mudança. Palavras e expressões utilizadas no século passado não são mais utilizadas hoje, por exemplo.
Você pode aprender mais sobre interpretação de texto aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/20529241
Espero ter ajudado!
#SPJ1