1 - Ao analisarmos o Mito da Caverna, podemos afirmar que para Platão ele representa:
a) Apresenta uma concepção de conhecimento estruturada unicamente em algo pronto sem condições de questionamentos.
b) Mostra como Platão apresenta a necessidade da busca pelo conhecimento verdadeiro.
c) Manifesta a forma como Platão pensa a política, na medida em que a democracia é o único caminho viável.
Respostas
Resposta:
LETRA B
Explicação:
A história é uma tentativa de explicar a condição de ignorância em que vivem os seres humanos, aprisionados pelos sentidos e os preconceitos que impedem o conhecimento da verdade.
Platão narrou o Mito da Caverna para representar a sua vertente da filosofia chamada idealismo. Platão pretendia defender o que ele considerava a realidade. No mito, o filósofo faz uma diferenciação entre o conhecimento que é falso e o que é verdadeiro. Letra B é a opção correta para a questão.
Platão e o Mito da Caverna:
- para Platão o campo do falso saber é o chamado mundo sensível, no qual as pessoas apenas apreendem aquilo que vivem em suas experiências pessoais;
- o mundo das ideias seria o mundo superior, que mostra o conhecimento verdadeiro e imutável.
- Platão apresenta uma disposição hierárquica entre os saberes. O conhecimento racional é o grau mais importante de conhecimento.
- destaca a importância da busca pelo conhecimento e o abandono da posição cômoda gerada pelos sentidos e pelas aparências;
- filósofo seria aquele que consegue sair da caverna e pelo ódio à ignorância se vê obrigado a libertar os demais.
- O mito da caverna também é uma homenagem à Sócrates, que para Platão foi aquele que contestou e buscou o conhecimento verdadeiro.
Para Platão a arte de questionar é essencial para enxergar novos conhecimentos. Assim, a letra A não representa o pensamento de Platão.
Platão propõe uma espécie de aristocracia, na qual os governantes deveriam ser definidos pela sua sabedoria. Letra C está incorreta.
Leia mais sobre Platão e Sócrates: https://brainly.com.br/tarefa/32641806
#SPJ2