Respostas
Resposta:
Eu não sou bom com resumos mais eu vou tentar condensar as informações e incluir os assuntos em referência, vamos lá.
De acordo com o historiador Eric Hobsbawm na obra "A Era dos Extremos" os anos 40 foi um período marcado por eventos que foram grandes "divisores de águas" na história do Séc. XX.
A princípio temos a Segunda Guerra Mundial, simplesmente o pior conflito na história humana, que perdurou desde 1939 à 1945. Foi um conflito com consequências extremamente marcantes que permearam praticamente todos aspectos da civilização e da sociedade, que posteriormente levou a divisão das nações em uma nova ordem mundial na segunda metade do Séc. XX nos conduzindo a Guerra Fria.
Os avanços tecnológicos foram diversos, e podemos nos desdobrar em amplos campos de estudo que sofreram grandes avanços durante esse período. Por exemplo a ciência da Computação, tecnologia do Radar (Ambas desenvolvidas pelos Britânicos ao inicio dos anos 40) física nuclear aplicada pelos americanos e etc ...
Já em relação ao poder feminino, precisamos nos lembrar que como foi referido a Segunda guerra mundial foi absolutamente marcante em diversas áreas da sociedade. Por exemplo:
Muitas indústrias nos países ocidentais precisaram recorrer a mão de obra feminina para ajudar no esforço de guerra aliado, já que os homens estavam sendo empregados em grande escala no setor militar.
No Front Oriental as mulheres fizeram parte de unidades táticas de combate pelos soviéticos.
No Reino Unido por outro lado as mulheres foram peças chave no serviço de inteligência em Bechley Park, ajudando na quebra do código secreto alemão da Enigma permitindo os aliados a terem informações privilegiadas durante a batalha do Atlântico ao inicio dos anos 40.
Enfim ...
Contudo, podemos ficar aqui discorrendo sobre muitos assuntos que esse período nos ensinou, mais como isso é um resumo, acho que é o suficiente.
Espero ter ajudado! grande abraço!