Respostas
Olá, como vai?
Vi que está querendo uma redação novinha em folha sobre Medicinas Preventivas!
------------------------
A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º, o direito a saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a saúde e medicina preventiva, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, compreende-se que tal ideal é falho na sociedade hodierna quando se coloca em foco a democratização do acesso ao acompanhamento médico e uma rotina alimentar ruim.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater os entraves da democratização do acesso ao acompanhamento médico. Nesse sentido, pessoas sem o devido acesso a diagnósticos, tratamentos e acompanhamentos médicos especialistas, tendem a tardar consultas, obtendo a possibilidade de ficar sem tratamentos para tais comorbidades. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a saúde, o que infelizmente é evidente no país.
Acho que isso é tudo que eu pude escrever. Bons Estudos!
Resposta:
A Medicina preventiva é a especialidade médica que se dedica à prevenção da doença ao invés de seu tratamento,estabelece cuidados diários que ajudam na promoção do bem-estar, como a realização de exames periódicos, adoção de uma dieta balanceada e saudável e a prática regular de exercícios físicos.
O principal benefício de investir em medicina preventiva é a melhoria na qualidade de vida das pessoas. As ações de prevenção trazem diversos reflexos positivos nas condições gerais de saúde do indivíduo, seja ele saudável ou portador de alguma doença, Do ponto de vista dos serviços de saúde, as ações de medicina preventiva podem ser divididas em três fases: primária, secundária e terciária. Contudo, dentro dessas fases, é possível identificar cinco diferentes níveis de prevenção, de acordo com o tipo e o objetivo destas ações.
Entre as divisões a mais importânte é a prevenção primária, que busca reduzir ou remover os fatores de risco das doenças, impedindo que ela chegue ao organismo. É o ápice da medicina preventiva. Entre os exemplos estão a imunização por meio de vacinas e o controle de hábitos de vida (evitar o fumo, o sedentarismo…).
Com a medicina preventiva as empresas podem reduzir as perdas financeiras e, o mais importante, melhorar a qualidade de vida dos funcionários. Seguindo todos os cuidados, isso será essencial para uma melhor qualidade de vida e saúde à toda a população, e antes de curar a doença, prevenir ela.
Espero msm ter ajudado :) <3