Os movimentos sociais fazem parte do exercício da democracia de um país. A população organizada busca, através desses movimentos, reivindicar direitos que lhes foram suprimidos e/ou negados pelo Estado e pela classe dominante. No Brasil, o desenvolvimento dos movimentos sociais remete, inicialmente, às lutas por questões trabalhistas e decorrentes das condições de saúde e habitação dos trabalhadores.
GIMENES, Éder Rodrigo. Estado, governo e políticas públicas. Maringá-PR: UniCesumar, 2018.
A respeito dos movimentos sociais no Brasil, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Em 1964, com o golpe que decretou o Regime Militar no Brasil, os movimentos sociais sofreram forte repressão.
Alternativa 2:
Na década de 1930, os movimentos sociais no Brasil tomam força e se articulam, com intuito de se opor à ditadura militar.
Alternativa 3:
No período de 1930 a 1960, as manifestações são marcadas pelas reivindicações por melhores condições de trabalho nas cidades, exclusivamente.
Alternativa 4:
Na década de 1980, a luta pela redemocratização do Brasil marca esse período. Cresceram os movimentos por saúde, educação e assistência social, que implicam na inserção desses direitos na Constituição de 1946.
Alternativa 5:
Entre as décadas de 1930 e 1960 surge na Igreja Católica a "Teologia da Libertação" que tem como característica o afastamento das relações assistencialistas e de pauperização enraizada nos setores mais excluídos da sociedade.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
ALTERNATIVA 1
Explicação: ditadura tem como princípio reprimir opositores. Portanto qualquer movimento social que fosse contra o estado (e a maioria dos movimentos sociais cobra o estado) seria combatido.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás