1° O fracasso das capitanias está relacionado com múltiplos fatores. O primeiro deles é o isolamento, pois havia pouco contato entre as capitanias, e a comunicação com a Coroa era demorada. Comente sobre como esses fatores contribuíram para o fracasso retumbante das Capitanias hereditárias no Brasil Colônia. (responder caderno)
Respostas
Resposta:
O fato das capitanias serem atribuidas a donatários que muitas vezes nunca haviam pisado em solo brasileiro foi um dos principais motivos do fracasso dessa empreitada, outros fatores tinham relação com o fato de que os territórios controlados pelos portugueses sofreram constantes ataques de tribos indígenas.
Resposta:
As capitanias hereditárias foram a primeira medida real de colonização tomada pelos portugueses em relação ao Brasil.
A América Portuguesa foi dividida em 15 faixas de terra, e a administração dessas terras foi entregue aos donatários. Que recebia o direito de exploração da terra por meio da Carta de Doação da coroa portuguesa.
Na capitania, os donatário eram a maior autoridade existente.
Os donatários tinham direito de cobrar impostos em sua capitania e de fazer a distribuição da terra (sesmarias) conforme lhes interessasse.
As capitanias hereditárias como forma de administração e colonização da América Portuguesa fracassaram.
Os motivos
O primeiro deles é o isolamento, pois havia pouco contato entre as capitanias, e a comunicação com a Coroa era demorada. A falta de investimentos e recursos para desenvolver as capitanias e a inexperiência administrativa dos donatários foram outros fatores de relevância para o fracasso desse sistema.
Outro fator importante no fracasso das capitanias foram os ataques indígenas, que, quando aconteciam, resultavam na morte de um grande número de pessoas.
A falta de reponsabilidade com a sua capitania como aconteceu com o a capitania do Ceára que o seu donatário nunca pisou o pé em suas terras.
Foi rapidamente substituído por outro, que criou uma estrutura que centralizava o poder na colônia.
Explicação: