Literatura:
1– De acordo com seu conhecimento sobre o quinhentismo o descobrimento do Brasil é o trecho sobre o " Descobrimento da terra",relate qual era a intenção de Portugal ao chegar nas terras que futuramente seriam o Brasil.
Respostas
Resposta:
Portugal, seguindo a lógica mercantilista, buscava encontrar atividade lucrativa, como ouro, prata, comércio, especiarias, agricultura e pecuária. Pode-se vislumbrar este aspecto a partir do seguinte trecho da carta de Pero Vaz de Caminha: "Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem lha vimos.".
Explicação:
Em um primeira análise, cabe destacar o interesse europeu no lucro com as especiarias, levando, em um primeiro momento, a um descaso português com o "Brasil", já que ele estava fora da lógica mercantilista. Não encontraram no país atividade lucrativa aparente, mas, não deixaram de destacar aspectos naturais deslumbrantes e em abundância, além de retratar, a partir de uma visão eurocêntrica, o primeiro contato com os nativos que aqui encontraram. Assim, estes fatos podem ser observados a partir da análise do Quinhentismo, nome atribuído às primeiras produções literárias construídas sobre os territórios descobertos, fruto do expansionismo. O Quinhentismo brasileiro teve como uma das principais características a constituição de uma literatura informativa, caracterizada por uma linguagem extremamente descritiva, como a encontrada na Carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei Dom Manuel sobre o achamento da Ilha de Vera Cruz.