Respostas
Resposta:
Olá!
Podemos afirmar que as consequências da desintegração para a ordem geopolítica mundial são as mais diversas, mas principalmente, fica claro que esse processo impulsionou a formação de um mundo geopoliticamente multipolar, com diversas regiões de influência e competitividade.
As consequências para o socialismo é que cada vez menos o foco passou a ser esse, dando imenso espaço para a soberania do capitalismo, exacerbado principalmente nos dias atuais.
Explicação:
Resposta:
Após a Segunda Guerra Mundial, a União das Repúblicas Socialistas Soviética (URSS) e os Estados Unidos da América (EUA) saíram como as maiores potências do globo. Mas essas cada uma defendia projetos políticos, sociais e econômicos profundamente distintos e conflitantes. Enquanto os EUA defendiam um modelo de sociedade capitalista baseada no individualismo, a URSS procurava estabelecer uma economia planificada com o fim das classes sociais.
A Guerra Fria foi, portanto, uma disputa ideológica que se desdobrou em uma corrida armamentista, espacial e cultural. Não tardou para que a URSS replicasse a bomba atômica estadunidense e logo as duas potências obtiveram arsenais com o potencial real de destruir o planeta.
A corrida então passou para o espaço com o lançamento de satélites, animais e astronautas (ou cosmonautas, como no caso soviético). A disputa propagandística acompanhava a disputa a todo o momento, atacando o inimigo e enaltecendo os feitos de seus projetos.