A industrialização acelerada de diversos países, ao longo do século XIX, alterou o equilíbrio e a dinâmica das relações internacionais. Com a Segunda Revolução Industrial emergiu o imperialismo, cuja característica marcante foi o(a): Escolha uma: a. Transferência de tecnologia, estimulada por uma política não intervencionista. B. Manutenção da autonomia administrativa e dos governos nativos nas áreas conquistadas. C. Substituição das intervenções militares pelo uso da diplomacia internacional. D. Busca de novos mercados consumidores para as manufaturas e os capitais excedentes dos países industrializados. E. Procura de especiarias, ouro e produtos tropicais inexistentes na Europa
Respostas
Resposta:
Letra D
Explicação:
a. Falsa. Considerando que o imperialismo manifestou-se principalmente pela intrusão europeia em questões africanas ou asiáticas, pode-se dizer que o intervencionismo é uma forte marca. Além disso, não existia espaço para transferência de tecnologia.
b. Falsa. O governo europeu era direto em grande parte das ocasiões, quando não mesmo pessoal, como no caso do Congo e do rei Leopoldo II de Bélgica. De qualquer forma, os governos nativos eram sempre postos de lado ou cooptados para os interesses europeus.
c. Falsa. A intervenção militar nos países conquistados é uma marca do imperialismo.
d. Verdadeira. Trata-se dos motivos fundadores do imperialismo ou neocolonialismo.
e. Falsa. Estas são características do colonialismo, ocorrido no início da Era Moderna.