Respostas
Resposta:
As reformas religiosas foram movimentos que ocorreram durante o século XVI na Europa. Provocaram a dispersão da população - que antes estava reunida apenas na Igreja Católica - para outras religiões, também cristãs, mas que não se submetiam mais aos dogmas católicos e à autoridade do papa.
Tal como o Renascimento Cultural, que teve amplo impacto no âmbito das artes e da ciência na Europa, a Reforma Protestante promoveu uma grande transformação do pensamento religioso na Europa, bem como incitou grandes reviravoltas políticas associadas a essas transformações no campo religioso.
Qual a relação do Humanismo com o Renascimento?
-
O humanismo foi uma tendência que surgiu no renascimento, ele rejeita a noção medieval de que o homem é considerado inferior por ser um pecador. O Humanismo foi uma das questões que marcaram profundamente o Renascimento.
Quais as principais diferenças entre o Renascimento e o Humanismo?
-
O estudo do Homem e da Natureza levou ao progresso das ciências, onde se destacavam Copérnico e Giordano Bruno. E, enquanto o Humanismo era universalista, o Renascimento era revestido de cores nacionais e envolvia não só as letras, como as artes e as ciências.
Esse movimento se espalhou por diversas partes da Europa, especialmente na Alemanha, Holanda e Países Nódicos. Antes mesmo da publicação das 95 teses de Lutero, a Igreja Católica já iniciava uma reforma no seu interior. Esta culminaria no Concílio de Trento e seria conhecida como Reforma Católica.
espero ter ajudado! ^^