A forma como a história do povo surdo é contada influencia no contexto de políticas públicas apresentadas e, com isso, também delineia as possibilidades para o povo surdo em termos de cidadania e escolarização. Assim, há diferentes perspectivas de compreensão da trajetória dos surdos, como o historicismo, a história camuflada e a história cultural. A partir do quadro de percepções sobre o surdo apresentado por Strobel (2008), é possível fazer algumas conclusões sobre a História Cultural. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- Os surdos narrados como sujeitos com experiências visuais. II- As identidades surdas são múltiplas e multifacetadas. III- A educação de surdos deve ter consideração à diferença cultural. IV- A educação deve ter um caráter clínico-terapêutico e de reabilitação. V- A língua de sinais é a manifestação da diferença linguística-cultural relativa aos surdos. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: STROBEL, Karin Lilian. Surdos: vestígios culturais não registrados na história. 2008. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
A) As sentenças III e IV estão corretas.
B) As sentenças II e IV estão corretas.
C) Somente a sentença IV está correta.
D) As sentenças I, II, III e V estão corretas.
Respostas
respondido por:
0
Considera-se que os surdos possuem identidades multifacetadas, assim, a educação deve ser voltadas também para estas singularidades. A língua Brasileira de Sinais é uma língua utilizada pela comunidade surda para a sua comunicação. Assim, a alternativa adequada é a D.
Linguagem, língua e LIBRAS
A LIBRAS apesar de utilizar do caráter gestual não é considerada uma linguagem, mas sim uma língua, pois possui códigos de comunicação específicos. A linguagem pode estar representada na dança, na música ou no teatro, por exemplo.
Continue estudando sobre Educação em: https://brainly.com.br/tarefa/50628241
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás