A mandioca é uma planta muito utilizada na alimentação humana, animal e para uso na indústria. Possui fácil adaptação e é cultivada em todos os estados brasileiros, representando uma fonte de renda a muitas famílias. Depois de triturada, a mandioca pode se transformar em dois subprodutos: a farinha ou a goma. Para cada tonelada de mandioca, a produção é de 200 quilos de farinha e 50 quilos de goma. A farinha é massa de mandioca, triturada, lavada, prensada e seca em fornos e a goma é o amido da massa, também chamado de fécula.
1. Qual função representa a produção “f” de farinha (em toneladas) com relação a cada tonelada de “m” mandioca? 2. Qual função representa a produção “g” de goma (em toneladas) com relação a cada tonelada de “m” mandioca?
Respostas
1. A função que representa a produção de farinha é f = 0,2·m.
2. A função que representa a produção de goma é g = 0,05·m.
Equações do primeiro grau
Em equações do primeiro grau, o expoente da variável é sempre igual a 1. Esse tipo de equação é dado na forma reduzida y = ax + b, onde a e b são os coeficientes angular e linear, respectivamente.
1. Do enunciado, sabemos que são produzidos 200 kg de farinha para cada tonelada de mandioca, então, a razão entre a quantidade de farinha e de mandioca é:
a = 200/1000
a = 0,2
Portanto, a função será:
f = 0,2·m
2. São produzidos 50 kg de goma para cada tonelada de mandioca, então, a razão entre a quantidade de goma e de mandioca é:
a = 50/1000
a = 0,05
Portanto, a função será:
g = 0,05·m
Leia mais sobre equações do primeiro grau em:
https://brainly.com.br/tarefa/41102418
#SPJ1