4/ No rap Xondaro Ka'aguy Reguá (Guerreiro da Floresta, 2020), o rapper Kunumi MC (nome artistico de Werá Jeguaka Mirim) canta, em lingua guarani, aspectos da realidade dos povos indígenas no Brasil. Ouça a canção assistindo ao vídeo criado para ela, e leia trechos da letra. Documento 008 Música e Videoclipe p. 18 Xondaro Ka'aguy Regu A canção A. responsabiliza a luta ancestral entre brancos e indígenas pela destruição das florestas. B. adota a linguagem musical do rap como forma contemporânea de protesto de indígenas. C. denuncia o processo de colonização no Brasil e associa a destruição da natureza a ele. D. desafia o senso comum de que os indígenas não possuem nem podem utilizar tecnologias.
Respostas
A canção rap Xondaro Ka'aguy Reguá (Guerreiro da Floresta, 2020), do rapper Kunumi MC, desafia o senso comum de que os indígenas não possuem nem podem utilizar tecnologias.
Logo, a letra D está CORRETA.
Música indígena contemporânea
Sabemos que a música sempre esteve presente na sociedade e com os povos indígenas não poderia ser diferente.
Assim como a sociedade se atualiza perante determinados aspectos - como a tecnologia, a arte e a música - assim também o é com os povos indígenas, pois mesmo inviabilizados pela estrutura social são parte da nossa sociedade também.
A música para eles é de suma importância, sobretudo em suas cerimônias e rituais.
Acontece que, assim como os rappers existentes que conhecemos ao ouvirmos plataformas de streaming musical, no cenário contemporâneo musical brasileiro têm surgido rappers indígenas que cantam a história do seu povo com propriedade, como arte e forma de denúncia por meio da música.
O rapper Kunumi MC é um dos músicos que constituem o cenário do rap indígena na contemporaneidade. Em seu clipe ele aborda o pensamento do senso comum de que indígenas não possuem e nem podem utilizar tecnologia.
Veja trecho da música:
"[...]
E agora vemos na TV alertas de aquecimento da terra
Extinções em massa e continuam destruindo nossos rios e nossas matas.
E pra você sou eu que estou errado por usar internet e não andar pelado isolado...
Pensamento colonial, retrógrado e limitado
Pois pra mim ser indígena é me sentir livre e ser livre,
transito pela arte e preservo minha cultura.
[...]"
Contudo, torna-se importante cada vez mais a presença desses artistas e darmos a eles visibilidade, para que seja descartado o pensamento de que os povos indígenas pararam no tempo e/ou deixaram de existir.
Leia mais sobre música indígena contemporânea em:
https://brainly.com.br/tarefa/25031096
https://brainly.com.br/tarefa/42840101
#SPJ2