Respostas
Resposta:
resposta = não foi um terrível acidente parado no ar
As principais teorias da administração
importante é entender os fundamentos da administração, bem como, as principais teorias administrativas. Dessa forma, você entende o processo de evolução das empresas e as mudanças que foram ocorrendo em decorrência do avanço tecnológico.
3-Afinal, as mudanças no meio organizacional, a evolução do capitalismo e das tecnologias são fatores que desencadearam o surgimento dessas teorias. Uma vez que, para sobreviver ao mercado é preciso entende-lo e buscar as melhores formas de se adaptar às condições internas e externas.
4-Daí surge a importância de conhecer cada uma dessas teorias e aplica-las de acordo com a necessidade do seu negócio. Uma teoria não se contrapõe a outra, apenas possuem focos diferentes.
5-Então, vamos falar sobre cada uma delas?
6-ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA
Nessa teoria o foco é a produtividade. Ou seja, leva-se em consideração o âmbito operacional.
7-Nesse sentido, o comprometimento de cada colaborador é apenas com a função que ele exerce. Não há uma preocupação com o todo, como por exemplo, metas e objetivos.
8-Aqui os colaboradores são vistos como “máquinas”, tendo como único incentivo o seu salário (ou prêmios). Em outras palavras, quanto mais o indivíduo produz, mais recompensas salariais ele tem.
9-Se por um lado, esta teoria administrativa trouxe aumento na produtividade, por outro, os colaboradores acabam frustrados por não ter um incentivo social.
10-Logo, ninguém sabe exatamente em quê seu trabalho pode ser útil. Além disso, não este modelo não trabalha o espírito de equipe, onde todos trabalham juntos, comemoram juntos e se comprometem com o ideal da Organização.
11-Administração Burocrática
O foco aqui é a eficácia e a eficiência. Dentre as principais características desse modelo de administração estão:
A formalidade: já que todas as informações deveriam ser passadas de maneira formal, por escrito.
A hierarquia: quanto maior o cargo, mais temido e respeitado era o colaborador.
A divisão de trabalho e impessoalidade: fatores como pontos fracos e fortes de cada um não eram analisados, as atividades de cada um eram determinadas pelo seu cargo e função.
Administração Clássica
Essa teoria enfatiza a estrutura organizacional. Fayol determinou 14 princípios essenciais para administração. São eles:
12-Divisão do trabalho – Cada um preocupa-se apenas com a sua função
Autoridade e responsabilidade – Os superiores dão as ordens
Unidade de comando – Os colaboradores recém ordens somente de um chefe
- Unidade de direção – Controle único
- Disciplina – As regras devem ser seguidas
- Remuneração – Deve ser justa para cada colaborador
- Interesses gerais – Interesses gerais sobrepõe os interesses individuais
- Centralização – Atividades e autoridade centralizadas
- Hierarquia – Respeito total à hierarquia
- Ordem – A organização é primordial
- Equidade – A justiça deve estar presente na Organização
- Estabilidade dos funcionários – Baixa rotatividade de funcionários
- Iniciativa – O que foi planejado deve ser cumprido
- Espírito de equipe – Os colaboradores devem trabalhar com união
13-Administração das Relações Humanas
Como o nome já pressupõe, esse tipo de administração tem foco nas relações pessoais. Nessa teoria administrativa, começa a aparecer a figura do líder como algo importante para a Organização.
A motivação da equipe passa a ser um fator relevante. Além disso, os processos se tornam menos “mecânicos” e tudo passa a ser menos formal. Os líderes e alta gerência começa a entender que os colaboradores trabalham mais satisfeitos quando se sentem importantes e são recompensados.
14-Administração Estruturalista
Essa teoria é fruto das ideologias de alguns pensadores que, buscando combinar as teorias burocrática, clássica e das relações humanas, chegaram ao modelo estruturalista de administração. Nessa teoria a Organização é vista como uma unidade social.
15-Uma característica marcante desse modelo de administração são as recompensas, que deixam de ser somente materiais e passam ser também simbólicas e sociais.
18-Além disso, os estruturalistas deixam de preocupar-se apenas com fenômenos internos e passam a se preocupar também com os fenômenos externos (utilizam abordagem múltipla).
Administração Neoclássica
17-Certamente, o nome já pressupõe, né? Nesse modelo administrativo retomam-se os pensamentos da teoria clássica.
Nesse sentido, além da retomada de princípios da administração clássica, esse modelo também possui outras características, dentre elas:
Foco na administração e na gestão;
18-Disseminação de um pensamento baseado em metas e resultados (tudo deve ser feito pensando nos resultados e objetivos da Organização);
Maior flexibilidade em relação à teoria clássica.
Em suma, podemos dizer que a Administração Neoclássica é uma evolução da Administração Clássica.
Administração Comportamental (ou Behaviorista)
Antes de mais nada, o foco dessa teoria são as pessoas. Ou seja, o comportamento humano passar a ser estudado e é a principal característica desse modelo de administração.