Respostas
Resposta:
Explicação passo a passo:
Dados numéricos são dados representados por números como o nome sugere, estes dividem-se em dois subgrupos: Discretos e Contínuos.
Os discretos representam valores inteiros, como “a quantidade de vezes que eu alunos que fecharam uma prova”, são valores aos quais não faz sentido ter um valor quebrado/fração.
Enquanto os contínuos servem para representar esse outro universo em que as os valores podem ser quebrados como “a velocidade média dos carros de fórmula um durante o GP do Brasil”.
Dados categóricos são aqueles decorrentes de observações de variáveis categóricas, ou seja, que identificam um caso para cada categoria. São divididos em dois tipos: nominais e ordinais.
Dados nominais são divididos em categorias. Ao obtermos uma variável nominal, não podemos afirmar que ela possui relação de maior, menor ou qualquer outra medida com outra variável. Uma variável nominal é apenas igual ou diferente de outra.
Os dados ordinais são usados quando existe uma ordenação entre as categorias. Exemplos: escolaridade (1º, 2º, 3º graus), estágio da doença (inicial, intermediário, terminal), mês de observação (janeiro, fevereiro,…, dezembro).