As regras taxonômicas foram feitas primeiramente por Lineu no século XVIII e até hoje são utilizadas no mundo científico. Se temos uma situação onde o cientista batizou uma nova espécie de Canis piauiensis e uma outra de Caninius piauiensis, podemos afirmar que são espécies diferentes. Explique.
Respostas
jao
ExplicaçãoExplicaçExplicaçãExplicaçãoExplicaçExplicaçãExplicaçãooExplicação:
De acordo com as regras taxonômicas, as espécies Canis piauiensis e Caninius piauiensis são diferentes por pertencerem a gêneros diferentes (Canis e Caninius).
Para responder a esta pergunta, é importante conhecer bem o sistema de classificação biológica.
Como o sistema de classificação biológica é organizado?
Criado pelo cientista Carl von Linné, o sistema de classificação biológica separa os seres vivos em diferentes níveis, sendo:
- Reino
- Filo
- Classe
- Ordem
- Família
- Gênero
- Espécie
Esses níveis são hierárquicos, ou seja, os reinos são os mais abrangentes, incluindo vários filos, que incluem diferentes classes, que abrigam diversas ordens, e assim por diante, até chegarmos no menor nível de classificação, o das espécies.
Segundo essa lógica, para que dois organismos pertençam a uma mesma espécie, eles devem, obrigatoriamente, pertencer ao mesmo gênero.
Em relação às regras taxonômicas, o nome da espécie é formado por dois componentes: o nome do gênero + um epíteto específico.
No exemplo da questão, as duas espécies citadas (Canis piauiensis e Caninius piauiensis) possuem o mesmo epíteto específico (piauensis), mas são de gêneros diferentes (Canis e Caninius). Por isso, elas representam espécies diferentes.
Leia mais sobre o sistema de classificação biológica e a taxonomia em: https://brainly.com.br/tarefa/41477395
#SPJ2