DESAFIO TRATAMENTO DE DADOS
De posse de dados adequados e da utilização de técnicas apropriadas de tratamento desses, o gestor de produção pode obter uma série de informações que contribuem com o controle do desempenho do processo e com a tomada de decisão.
Existem muitas formas estatísticas de tratar os dados, mas sempre há uma forma específica e mais adequada para determinada organização, dependendo do objetivo.
Considerando as informações supracitadas, ajude o gestor da produção a:
a) Auxiliar a equipe quanto às ações necessárias para o tratamento dos dados.
b) Identificar e aplicar uma ferramenta adequada para avaliar se o diâmetro dos tubos atende ao padrão preestabelecido pela empresa.
c) Apresentar as conclusões principais quanto à qualidade dos tubos analisados após o tratamento dos dados.
Respostas
Resposta:
a) O tratamento de dados pode ser estruturado por meio do processo a seguir:
1) Compreensão dos dados: familiarizar e melhor compreender os dados coletados.
2) Organização dos dados: preparar e estruturar os dados.
3) Eliminação de erros e inconsistências: identificar discrepâncias para que os dados sejam representativos.
4) Seleção da forma e dos tipos de tratamento: definir as técnicas e as ferramentas adequadas para tratar os dados.
5) Medições e identificação das características necessárias: aplicar as técnicas selecionadas no passo anterior.
6) Análise dos dados: analisar os resultados.
b) Uma ferramenta adequada para avaliar se os diâmetros dos tubos atendem aos padrões preestabelecidos é a carta de controle ou gráfico de controle.
c) Percebe-se, por meio da carta de controle apresentada que, embora os diâmetros dos tubos respeitem os limites superiores e inferiores preestabelecidos pela empresa, existe uma tendência de aumento dos diâmetros, ou seja, os diâmetros dos tubos estão aumentando de forma contínua.
Se for feita uma análise entre o primeiro e o décimo tubo, o diâmetro aumentou 1,7 cm. Assim, o gestor pode inferir que existe algum problema no processo cuja causa esteja provocando o aumento do diâmetro do tubo. A empresa precisa tomar uma medida, pois, caso contrário, os próximos tubos não atenderão aos padrões preestabelecidos.
Explicação:
Resposta:
a) Auxiliar a equipe quanto às ações necessárias para o tratamento dos dados.
1. Compreensão dos dados: é o contato inicial com os dados, em busca e familiarização e de melhor compreensão.
2. Organização dos dados: é a busca por estruturação, projeção, classificação e agrupamento.
3. Eliminação de erros e inconsistências: é a identificação de discrepâncias para que os dados sejam representativos e possam conduzir a informações assertivas.
4. Seleção da forma e dos tipos de tratamento: implica definir se os dados serão tratados de forma qualitativa e/ou quantitativa. Também implica estabelecer o tipo de tratamento que será dado, ou seja, as técnicas de tratamento utilizadas.
5. Medições e identificação das características necessárias: é a aplicação das técnicas selecionadas no passo anterior a fim de identificar, por exemplo, associações e comparações.
6. Análise dos dados: é o exame e a investigação dos resultados gerados ao se aplicarem as técnicas selecionadas.
b) Identificar e aplicar uma ferramenta adequada para avaliar se o diâmetro dos tubos atende ao padrão preestabelecido pela empresa.
Cartas de controle - elaborado por meio de três linhas paralelas: uma linha média, que representa o nível de operação do processo, e outras duas linhas externas identificadas como limite superior de controle (LSC) e limite inferior de controle (LIC). Gráfico 1, em anexo
Caso os pontos estejam alternando em torno do valor central, considera-se que os itens estão controlados. No entanto, caso existam pontos que excedam os limites superiores e inferiores ou tendências de crescimento ou decréscimo,
é necessário identificar as causas de possíveis problemas.
Para a construção da carta de controle, são necessárias as seguintes ações:
a) definir a amostra aleatória;
b) calcular a média e o desvio padrão;
c) representar na carta a média, o limite superior de controle e o limite inferior de controle (os limites são a média +/– três vezes o desvio padrão — carta de Shewhart);
d) marcar na carta o valor de cada item da amostra;
e) avaliar se os valores estão em torno do valor central (média).
c) Apresentar as conclusões principais quanto à qualidade dos tubos analisados após o tratamento dos dados.
Analisando o gráfico 2, em anexo, de controle, podemos concluir que os tubos estão dentro dos limites, porém, o diâmetro esta aumentando e poderá ultrapassar o limite superior se não for feito alguma correção.