Na Antiguidade, século VI a.C., o Filósofo grego Heráclito de Éfeso (540 a.C. -480 a.C.) acreditava na perpétua mudança do Universo, num mundo em eterno movimento. A frase "Não poderás banhar-te duas vezes nas mesmas águas de um rio" é atribuída a Heráclito. Mesmo que a pessoa permanecesse no rio, ela e as águas que a banhassem não seriam as mesmas, pois tudo muda incessantemente. Para Heráclito tudo é movimento. Mas cuidado! A noção de movimento não pode ser considerada algo absoluto. O movimento ou repouso dependem do referencial adotado. Por exemplo, afolha de papelque está à sua frente se encontra em repouso, em relação a você, para que a leitura desta questão possa ser realizada. Mas essa mesma folha, agora, está em movimento em relação a algum outro referencial. Cite um desses referenciaisem que a folha está em movimento.
Respostas
A folha de papel pode estar em repouso em relação ao leitor, mas encontra-se em movimento em relação ao Sol, aos outros planetas do Sistema Solar, ou em relação à Lua.
Movimento e referencial
Para que se possa afirmar que um corpo está em movimento ou em repouso, deve-se, inicialmente, adotar um referencial, ou seja, um ponto de referência. Isso se deve ao fato de que o conceito de movimento, para a física, é relativo, podendo variar de acordo com o referencial adotado.
Nesse sentido, uma pessoa sentada em uma cadeira lendo uma folha de papel está em repouso em relação à Terra, pois se encontra dentro dela. Entretanto, a Terra está em movimento em relação ao Sol e a outros corpos celestes. Logo, o planeta e tudo o que se encontra nele também está em movimento em relação ao Sol, por exemplo.
Outra questão sobre referencial:
https://brainly.com.br/tarefa/4548786
#SPJ1