• Matéria: Direito
  • Autor: isete1970
  • Perguntado 3 anos atrás

O pensamento criminológico crítico tem qual finalidade da análise, problematização e reflexão nas políticas criminais?

Respostas

respondido por: patriciaruass
3

Resposta:

1 Considerando o estudo realizado neste tópico e a obra de Goya, responda: O pensamento criminológico crítico tem qual finalidade da análise, problematização e reflexão nas políticas criminais?

Explicação R.: A obra de Goya é uma crítica à intelectualidade da sua época porque viveu uma fase histórica e política em que a humanidade parecia enlouquecer com as atrocidades cotidianas e que, para o pintor espanhol, uma das causas era o “sono da razão”. Era necessário despertar sob pena de se criarem monstros. A obra de Goya nos conduz compreender as verdades postas e reproduzidas pelas teorias tradicionais. Particularmente na Criminologia, o “despertar” crítico mostrou ser um eficaz antídoto para compreender os limites e impossibilidades das teorias tradicionais de matriz positivista.


achei isso no gabarito da uni.

respondido por: cesarcosta30
0

As políticas criminais requerem um pensamento criminológico que é derivado do que chamamos de criminologia crítica. Nessa abordagem, a construção social a partir do comportamento criminoso é pensado no modo de pensar a criminalização.

Pensamento criminológico crítico

A inspiração da criminologia crítica é feita a partir de pensamos de Karl Marx que relacionava o pensamento criminológico com fatores sociais e humanísticos.

A base epistemológica da teoria do pensamento criminológico se dá a partir de um etiquetamento do sistema penal. Este etiquetamento não se adequa à toda forma de criminalidade.

Para Karl Marx, o controle social do estado é seletivo no sistema prisional para as seguintes classes:

  • Pobres;
  • Negros;
  • Estrangeiros;
  • Minorias.

Para saber mais sobre a criminologia crítica, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/50311383

#SPJ2

Perguntas similares