• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: arthurdfleal
  • Perguntado 3 anos atrás

O paradigma de programação de Orientação a Objetos é muito utilizado no mercado atualmente. Isso porque ele permite ao programador/a utilizar de características únicas que o torna muito mais atrativo para organizações diversas.

Existem vários tempos e definições nesse paradigma que, por muitas vezes, podem causar certa confusão ao ouvinte ou até mesmo ao programador. Por esse motivo, é importante compreender melhor tais termos afim de distingui-los e evitar confusão no processo de escrita de um código, qualquer que seja ele.

Seu trabalho consiste em, com apoio de pesquisas, sobretudo nos livros de nossa biblioteca virtual, encontrar a definição de instâncias e objetos na programação Orientada a Objetos. Feito isso, construa um código simples que mostre, na prática, como uma instância funciona criando uma classe chamada Felinos que deverá imprimir na tela um determinado tipo de felino do reino animal. Para isso, crie dois objetos para os tipos gato e leão.


Agricultor20: public class Felino {

private String nome;

public Felino(String nome) {

this.nome = nome;

}

public void imprimir() {

System.out.println("Felino do tipo " + nome);

}

public static void main(String[] args) {

// Criar uma instancia de Feline do tipo gato e outra do tipo leão.

Felino gato = new Felino("Gato");

Felino leao = new Felino("Leão");

gato.imprimir();

leao.imprimir();

}

};

Respostas

respondido por: Agricultor20
7

Resposta:

Em programação orientada a objetos, podemos definir os termos desta forma:

Classe : é a descrição das propriedades e comportamentos de um tipo de objeto

Objeto : é a concretização da descrição fornecida pela classe.

Instância : um dado objeto criado a partir da classe.

Explicação:

Vamos criar um exemplo usando a linguagem Java.

A classe Felino pode ser escrita como abaixo:

public class Felino {

 private String nome;

 public Felino(String nome) {

    this.nome = nome;

 }

 public void imprimir() {

    System.out.println("Felino do tipo " + nome);

 }

 public static void main(String[] args) {

    // Criar uma instancia de Feline do tipo gato e outra do tipo leão.

    Felino gato = new Felino("Gato");

    Felino leao = new Felino("Leão");

    gato.imprimir();

    leao.imprimir();

 }

};

Perguntas similares